Solues IPT

Pgina inicial do IPT   >   Centros Tecnológicos   >   Solução IPT

Projetos conceituais e avaliao tcnica e econmica para o aproveitamento de rejeitos de minerao


Ainda que as atividades de lavra e beneficiamento sejam planejadas para um aproveitamento racional e integral dos recursos minerais, dentro de um contexto prévio de viabilidade técnico-econômica, a sua operação conduz invariavelmente ao desmonte, extração ou separação também de materiais que, por força de algumas características, não possuem aproveitamento econômico imediato. Tais características podem ser de diferentes naturezas, químicas ou físicas, como teores do minério inadequados, ausência de tecnologia adequada ou de viabilidade econômica para sua utilização, inexistência ou incipiência de mercado consumidor, ou simples desconhecimento quanto ao potencial de aproveitamento.

O aproveitamento de tais materiais, genericamente denominados rejeitos de mineração, é de interesse não somente do setor privado produtor, para a otimização econômica do empreendimento, como também do setor público, haja vista a interferência de estoques desses rejeitos especialmente nas questões ambientais.

O IPT realiza a caracterização tecnológica e pesquisa as aplicações industriais dos rejeitos de mineração, principalmente na indústria cerâmica e de produção de agregados. Estuda também o aproveitamento de materiais resultantes das atividades de desassoreamento de cursos d’água, contribuindo para o aproveitamento integral dos recursos minerais e minimizando os impactos ambientais provocados pela disposição de rejeitos em sítios não adequados.

 
Contatos
  • LMCC - Laboratrio de Materiais de Construo Civil
  • lmcc@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4969
 
  • Notcias
  • veja todas
 
  • Soluções tecnológicas
 
  • Colunas
  • veja todas