Solues IPT

Pgina inicial do IPT   >   Centros Tecnológicos   >   Solução IPT

Projetos conceituais de minerao e controle da qualidade de processos produtivos


São Paulo é um dos cinco maiores estados produtores de bens minerais no Brasil, possuindo minas de variados portes. Boa parte dos empreendimentos de mineração instalados no estado, especialmente os de pequeno porte, não dispõem de projetos produtivos tecnicamente adequados às características do minério ou do depósito mineral, quando não totalmente rudimentares.
Sistema de expedição de brita da Pedreira Holcim em Mairiporã (SP) onde se realiza amostragem para controle estatístico da qualidade do produto
 

Tal situação ocasiona o mau aproveitamento dos recursos minerais, a diminuição da competitividade empresarial e a inobservância ou dificuldade de mitigação dos efeitos ambientais adversos decorrentes da atividade extrativa e de beneficiamento.

Para solução da questão, o IPT desenvolve projetos conceituais de lavra e beneficiamento mineral, com indicação de alternativas tecnológicas quanto a métodos e equipamentos, e avaliação técnica, econômica e ambiental do empreendimento. De forma associada, desenvolve ou avalia a logística de produção e o controle estatístico da qualidade dos produtos e dos processos de produção.

Primordialmente, o beneficiário é o setor privado, mas as soluções a serem implementadas são de interesse público, razão pela qual podem ser objeto de incentivos do poder público.