Trabalhe no IPT

Novos Talentos

Novos talentos

Programa Novos Talentos é oportunidade para alunos de pós-graduação e pós-doutorado




Objetivo


O Programa Novos Talentos do IPT tem como objetivo apoiar atividades de P&D conduzidas por estudantes de mestrado e doutorado matriculados em programas de pós-graduação de Universidades ou Institutos de Pesquisa públicos ou privados, e projetos de pós-doutorado de jovens pesquisadores, em temas científicos e tecnológicos de interesse do IPT.

Os participantes receberão apoio e orientação de pesquisadores do IPT, além de acesso à infraestrutura laboratorial para desenvolver suas atividades. Poderão ainda receber bolsas de estudo integrais ou suplementares.

Formas de apoio

O Programa apoiará os participantes das seguintes maneiras:
  • Orientação ou coorientação no Projeto por pesquisadores do IPT;
  • Acesso à infraestrutura de laboratórios e equipamentos do IPT necessários para a execução do Projeto;
  • Possibilidade de recebimento de reserva técnica, com recursos da FIPT, de acordo com as regras previstas no Edital;
  • Possibilidade de recebimento de Bolsa Suplementar da FIPT, de acordo com as regras previstas no Edital, para os participantes que já estejam recebendo ou que irão receber bolsa de outras fontes (somente Mestrado ou Doutorado);
  • Possibilidade de recebimento de Bolsa Integral da FIPT, de acordo com as regras previstas no Edital, para os participantes que não recebem recebem bolsa de outras fontes (somente Mestrado ou Doutorado)​.

Participantes de Pós-doutorado não terão a possibilidade de receber bolsa FIPT, mas terão apoio de pesquisadores do Instituto para o pedido de bolsas no âmbito de projetos de pós-doutorado de agências de fomento.


Dedicação mínima

Os participantes deverão dedicar no mínimo 30 horas semanais às atividades de pesquisa no IPT ou em sua respectiva Instituição de Ensino Superior ou Instituição de Pesquisa. Participantes com vínculo empregatício poderão dedicar somente 16 horas mensais às atividades de pesquisa.

Perguntas frequentes
01 /

O que é o IPT?

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas é uma empresa que provê soluções e serviços tecnológicos para governo, empresas públicas e privadas, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado.
02 /

O IPT faz parte da USP?

Apesar de ficar dentro do campus universitário e das ligações históricas, o IPT não tem nenhum vínculo oficial com a USP atualmente.
03 /

Estou terminando a graduação / mestrado, pretendo continuar os meus estudos, mas ainda não estou matriculado no programa de pós-graduação como aluno de mestrado / doutorado. Posso me inscrever no Programa Novos Talentos?

Não. A participação no Programa Novos Talentos como aluno de mestrado ou doutorado é restrita às pessoas que já estejam regularmente matriculadas em programas de pós-graduação.
04 /

Estou inscrito em algumas disciplinas da pós-graduação como aluno especial. Posso me inscrever no Programa Novos Talentos?

Não. A participação no Programa Novos Talentos como aluno de mestrado ou doutorado é restrita às pessoas que já estejam regularmente matriculadas em programas de pós-graduação.
05 /

Pretendo fazer um doutorado sanduíche no exterior. Isso inviabiliza a minha participação no Programa Novos Talentos?

O edital do Programa Novos Talentos prevê licença de um período de até seis meses para que o participante possa desenvolver atividades no exterior. Você poderá participar do Programa Novos Talentos, contanto que sua permanência no exterior não exceda este prazo.
Processos atuais
Novos Talentos - Seleção 2016
Estão abertas as inscrições para alunos de pós-graduação e pós-doutorado