Trabalhe no IPT

Programa de Estágios

Processos Seletivos

Leia atentamente o Regulamento e conheça o Programa de Estágios no IPT




Nesta página, você encontrará algumas informações resumidas sobre o Programa de Estágios no IPT. 

Lembramos que é fundamental a leitura completa dos Regulamentos, que estão disponíveis em PDF para download no final da página.


Objetivos


O IPT, por meio de processo seletivo público de estagiários, seleciona novos talentos com o objetivo de criar oportunidades para que estudantes de nível técnico, graduação e pós-graduação mantenham contato com situações reais de trabalho em seus laboratórios e áreas administrativas, preparando-os assim para serem recrutados por parceiros, clientes e mercado de trabalho em geral ou em futuras vagas oferecidas pelo IPT em concurso público.


Informações importantes
  • As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo endereço eletrônico http://www.ipt.br/trabalhe/programa_de_estagio/vagas;
  • Local de trabalho: na sede do IPT, bairro do Butantã (Cidade Universitária) em São Paulo; ou nas filiais de Franca e São José dos Campos de acordo com os dados publicados nos aditivos;
  • As provas e entrevistas serão realizadas na sede e/ou filiais do IPT;
  • O estágio deve ser cumprido durante o horário de expediente do IPT (entre 8h00 e 17h00);
  • A carga horária máxima diária é de 6 horas, além de 1 hora para almoço;
  • Duração do estágio: máximo 2 anos;
  • Cada candidato poderá se inscrever em apenas uma vaga por processo seletivo.

Bolsa Auxílio

O valor da bolsa varia de acordo com o nível (técnico, graduação, pós-graduação, o ano em que o estagiário está matriculado e a carga horária publicada para a vaga.
Tabela bolsa-estágio 2015
 


Para calcular o valor de sua bolsa, encontre na tabela ao lado o valor referente ao ano que você está cursando e ao seu nível, e multiplique-o pela carga horária do mês (valor total da bolsa = valor/hora X carga horária mensal).


Benefícios

  • Restaurante próprio no local, com refeição subsidiada;
  • Vale-transporte ou ônibus fretado (para algumas regiões);
  • Assistência médica e odontológica ambulatorial;
  • Seguro de vida;
  • Curso de Idiomas subsidiado, no local;
  • Associação com academia, descontos em parques e cinemas.

Obs: os benefícios são descontados do valor da bolsa auxílio calculada acima.


Requisitos exigidos

Para serem elegíveis ao processo seletivo, é necessário comprovar:
  • Estar regularmente matriculado em um dos cursos e semestres / anos exigidos para a vaga a qual pretende se candidatar;
  • Disponibilidade de cumprir a carga horária mínima exigida no edital do processo seletivo, de acordo com as regras descritas anteriormente;
  • Pré-requisitos como nível de conhecimento de idiomas ou informática, de acordo com a necessidade descrita na vaga onde irá estagiar.

Etapas
  • 1ª etapa: avaliação de conhecimentos específicos: a prova poderá ser dissertativa, objetiva (múltipla escolha) e/ou redação;
  • 2ª etapa: entrevista técnica com o orientador do estágio em que serão considerados: expectativas, interesse pela área e pelas atividades propostas, conhecimentos, iniciativa e desenvoltura;
  • 3ª etapa: exame médico.

O candidato que não participar de qualquer uma das fases será considerado automaticamente como desistente e eliminado do processo seletivo.
Perguntas frequentes
01 /

O que é o IPT?

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas é uma empresa que provê soluções e serviços tecnológicos para governo, empresas públicas e privadas, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado.

Conheça melhor o IPT acessando a página Institucional ou o site do instituto.


02 /

O IPT faz parte da USP?

Apesar de ficar dentro do campus universitário e das ligações históricas, o IPT não tem nenhum vínculo oficial com a USP atualmente.
03 /

 Sou estudante de nível médio técnico e universitário, como faço para estagiar no IPT?

 Para fazer estágio remunerado no IPT você deve se inscrever no processo seletivo na vaga correspondente ao seu perfil pelo site: http://www.ipt.br/trabalhe/estagio
04 /

 Existe taxa de inscrição para participar do processo seletivo de estágio?

 A inscrição é gratuita. Leia o edital e observe atentamente se você atende aos requisitos de curso, ano letivo e disponibilidade de horas semanais exigidos.
05 /

 Posso fazer estágio em qualquer área do IPT?

 O IPT oferece oportunidade de estágio em diversas áreas, para diversas formações. Semestralmente é lançado um novo processo, e o candidato deve se atentar para os requisitos exigidos em cada vaga.
06 /

 O IPT oferece oportunidade de estágio não remunerado?

 Para fazer estágio não remunerado, você deve verificar no site do IPT dentre as várias áreas de pesquisa qual lhe interessa mais, e entrar em contato diretamente com a área para verificar se há algum pesquisador que tenha interesse em orientá-lo. Encontrando algum orientador, contate a CRH (ntalentos@ipt.br) para verificar a documentação necessária.
07 /

 O IPT oferece oportunidade de estágio para pós-graduação?

 Sim, o IPT oferece oportunidades por meio do programa Novos Talentos, acesse o site: http://www.ipt.br/trabalhe/novos_talentos para verificar a abertura de novos processos.
Processos atuais
Estágio para 2º semestre 2016/1º semestre 2017
IPT seleciona estudantes de cursos superiores e técnicos para estágio em diversas áreas
Vagas 65