Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Avaliao experimental da ao do campo magntico na precipitao de carbono de clcio em sistema dinmico em funo da variao da presso


Wagner Aldeia; Gabriela Papoulias Frana; Larissa Mastins Soares Benjamin; Andr Leibsohn Martins; Bruno Barbosa Castro


Resumo:

Durante o processo de extração do petróleo em diversos poços, pode ocorrer a precipitação do carbonato de cálcio devido à mistura entre a água do mar injetada e a água de formação. A injeção de água do mar tem como finalidade provocar o aumento de pressão para extrair o petróleo dos reservatórios. De modo a investigar a formação de incrustações de carbonato de cálcio em concentrações iônicas representativas da mistura das águas de formação e injeção do processo de extração na região do pré-sal, este trabalho visou a avaliação do impacto da pressão interna do reator (25, 50 e 100 atm) e da temperatura (40 a 80 °C) neste processo . Para tanto, foi utilizado um sistema dinâmico (reator contínuo de serpentina), permitindo a aplicação do campo magnético no processo e avaliação da sua ação na incrustação de sólidos. Através do método TBT, foi possível observar que para todas as pressões, com e sem aplicação de campo magnético, o tempo de incrustação decaiu com o aumento da temperatura, de forma mais pronunciada até 60 °C e de maneira mais suave além dessa temperatura.


Referência:
ALDEIA, Wagner; FRANÇA, Gabriela Papoulias; BENJAMIN, Larissa Martins Soares; MARTINS, André Leibsohn; CASTRO, Bruno Barbosa. Avaliação experimental da ação do campo magnético na precipitação de carbono de cálcio em sistema dinâmico em função da variação da pressão. In: ENCONTRO NACIONAL DA CONSTRUÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO E GÁS, ENAHPE2019, Serra Negra. Anais... 7 p.


Acesso ao trabalho apresentado no site do evento:
http://enahpe2019.ipt.br/Arquivos%20Anais%20do%20evento/139.pdf