Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Acompanhamento online para ensaio de biodegradabilidade, medida pela evoluo de CO2 desprendido do sistema


Debora do Carmo Linhares; Rita de Cassia Paro Alii; Patricia Lo; R.J. Andrade; L. Magossi; M.B. Santos; Maria Filomena de Andrade Rodrigues.


Resumo:

 Entre os testes disponíveis para a avaliação da biodegrabilidade de materiais, o ensaio de “biodegrabilidade imediata”, medida indiretamente pela quantificação do CO2 liberado em sistema aberto, é versátil e amplamente utilizado. Para reduzir a produção de resíduos e melhorar a qualidade dos resultados, o IPT está avaliando a possibilidade de transposição da metodologia de monitoramento atual (medida indireta de CO2por titulometria) para uma metodologia com acompanhamento automatizado da concentração de CO2 com sistema semiaberto. Até o momento, foram conduzidos dois ensaios de até 28dias, cada um com 5 ou4 condições em duplicata, utilizando glicose como padrão biodegradável em solução mineral. O inóculo microbiano consiste em uma suspensão de solo e água de lago. Os microcosmos foram acoplados ao equipamento Micro-Oxymax (Columbus International) e as medidas de CO2 foram feitas em tempo real. O primeiro teste mostrou que a resposta do equipamento é reprodutível e que os valores possuem correspondência com aqueles obtidos em sistema aberto. O teste comparativo mostrou que a divergência entre as duplicatas não foi reduzida como o monitoramento do sistema on-line.


Referência:
LINHARES, Debora do Carmo; ALLI, Rita de Cassia Paro; LÉO, Patricia; ANDRADE, R.J.; MAGOSSI, L.; SANTOS, M.B.; RODRIGUES, Maria Filomena de Andrade. Acompanhamento online para ensaio de biodegradabilidade, medida pela evolução de CO2 desprendido do sistema. In: SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE BIODETERIORAÇÃO E BIODEGRADAÇÃO, 8., 2013, Porto Alegre. Anais... 4p.