Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Preparao e caracterizao de nanopartculas polimricas para liberao controlada de acetato de hidrocortisona


Tatiana Santana Balogh; Natlia Neto Pereira Cerize; Kleber Lanigra Guimares; Alvaro Jos Abackerli; Maria Helena Ambrzio Zanin; Adriana Marim de Oliveira


Resumo:

Diversas metodologias são utilizadas na produção de nanopartículas farmacêuticas, entre elas, se destaca a da emulsão-difusão de solvente, que promove a nanoencapsulação por revestimento empregando polímeros. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver, caracterizar e determinar a eficiência de encapsulação de nanopartículas de poli-ε-caprolactona (PCL) contendo o fármaco hidrofóbico acetato de hidrocortisona. Foram preparadas 12 suspensões coloidais contendo PCL, tensoativo de fase orgânica e óleo. O tensoativo de fase aquosa e o fármaco variaram nessas suspensões. Tamanho de partícula (TP), índice de polidispersão (IP), potencial hidrogeniônico (pH), potencial zeta (PZ) e teores total (TT) e encapsulado (TE) do fármaco foram determinados. Todas as suspensões apresentaram TP em escala manométrica, carga negativa, pH ácido, IP baixo, TT na faixa de 72 a 78% e TE entre 92 a 95%. A presença de Tween® 20 diminuiu o TP, o IP e o PZ e permitiu a formação de nanopartículas esféricas, regulares e totalmente carregadas com o fármaco.


Referência:
BALOGH, Tatiana Santana; CERIZE, Natália Neto Pereira; GUIMARÃES, Kleber Lanigra; ABACKERLI, Alvaro José; ZANIN, Maria Helena Ambrózio; OLIVEIRA, Adriano Marim de. Preparação e caracterização de nanopartículas poliméricas para liberação controlada de acetato de hidrocortisona. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE POLÍMERO, 12., 2013, Florianópolis. Anais... 4 p.