Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Estudo de processo de moagem de resduos slidos gerados pelo setor de compsitos visando reduo de volume e reintroduo no prprio sistema produtivo


Renato Rosafe Gaivoli; Lucilene Bertega Paiva; J. Camatta; Kleber Lanigra Guimares; Silas Derenzo


Resumo:

Neste trabalho foi avaliado um processo de moagem de resíduos compósitos termofixos, visando a redução de volume e reintrodução do resíduo no próprio sistema produtivo. Aparas de poliéster insaturado reforçado com fibra de vidro provenientes do resíduo de processo de fabricação RTM e spray-up foram triturados com um britador de martelos rotativos, seguido de moagem em um moinho de martelos rotativos, com o uso de diferentes aberturas de peneira. O produto gerado foi caracterizado quanto à densidade aparente (aerada e compactada), distribuição granulométrica e teor de cinzas. As densidades aparentes foram maiores em relação ao produto antes da moagem. Verificou-se distribuição granulométrica em geral mais fina para o material proveniente do processo RTM. Também foi evidenciada separação de fibras de matriz por meio do aumento do teor de cinzas. O produto gerado pode ter potencial para reutilização no próprio sistema produtivo ou ser utilizado em outros processos e produtos.


Referência:

GAVIOLI, Renato Rosafa; PAIVA, Lucilene Betega de; CAMATIVA, P.; GUIMARÃES, Kleber Lanigra; DERENZO, Silas. Estudo de processo de moagem de resíduos sólidos gerados pelo setor de compósitos visando redução de volume e reintrodução no próprio sistema produtivo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE POLÍMEROS, 12., 2013, Florianópolis. Anais.... 4 p.