Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Contribuio na avaliao de desempenho de tensoativo isento de nonilfenol etoxilado utilizado em processos de beneficiamento txtil, como alternativa para atenuao de impacto ambiental


Mariane da Costa Ucha; Wagner Aldeia


Resumo:

O presente trabalho teve como objetivo geral a avaliação de desempenho de tensoativo isento de solvente nonilfenol etoxilado, em comparação ao tensoativo contendo o solvente, quando empregados em processos de beneficiamento têxtil. Como desdobramento, buscou-se a obtenção de subsídios para uma avaliação de viabilidade técnica para a substituição de tensoativo com maior nível poluidor por tensoativo que apresente menores impactos neste quesito. Os desempenhos dos dois tensoativos foram avaliados em processos de alvejamento e tingimento de tecido de algodão, além de propriedades como: hidrofilidade por teste de capilaridade; capacidade de umectação em amostras de fio e de tecido; grau de alvura dos tecidos de algodão alvejados com os dois produtos; eficiência na remoção de goma de amido; diferenças de rendimento de cor em tingimento de tecido após alvejamento com os diferentes tensoativos; solidez à luz dos substratos tingidos; resistência mecânica dos substratos; formação de espuma quando do empregado dos diferentes tensoativos e, por fim alterações dimensionais nos substratos após processo de alvejamento.


Referência:
UCHA, Mariane da Costa; ALDEIA, Wagner. Contribuição na avaliação de desempenho de tensoativo isento de nonilfenol etoxilado utilizado em processos de beneficiamento têxtil, como alternativa para atenuação de impacto ambiental. Química Têxtil, v. 38, n.114, p.6-27, mar., 2014.