Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Centros Tecnológicos   >   Livros

Biotratamento de vinhaa sinttica e gerao de eletricidade utilizando uma clula a combustvel microbiana (captulo de livro)


Cristiane Anglica Ottoni; Marta Filipa Simes; Jonas Gomes dos Santos; Luciana Peixoto; Rodrigo Fernando Brambilla de Souza; Almir Oliveira Neto; Antnio Guerreiro de Brito; Alfredo Eduardo Maiorano


Resumo:

O Brasil é um dos maiores produtores de etanol no mundo, no entanto, durante o processo de obtenção deste combustível, elevadas quantidades de vinhaça são geradas, em média, para cada litro de etanol produzido são gerados 13 litros deste resíduo. A vinhaça possui propriedades físicas e químicas que podem desencadear efeitos nocivos à biota, deste modo, existe um interesse crescente em identificar novas tecnologias para o seu tratamento. A utilização de células a combustível microbianas (CCMs) apresenta um enorme potencial, uma vez que, pode promover simultaneamente o tratamento deste resíduo e a biogeração de energia elétrica, pela conversão da energia química disponível nesses substratos biodegradáveis diretamente em eletricidade, por meio da ação catalítica de bactérias eletrogênicas aderidas ao eletrodo. Neste contexto, o presente estudo avaliou a utilização de uma CCM de câmara dupla no tratamento de vinhaça sintética. Durante a operação deste reator foi detectada uma máxima densidade de potência de 330 mW·m-2 e uma redução na demanda química de oxigênio (DQO) em 58,8% após 28 dias. Diante destes resultados preliminares, a tecnologia CCM pode ser considerada promissora no tratamento da vinhaça, contudo, estudos a respeito da configuração, tipo de inóculo e formas de operação da CCM são necessário para que a amplie sua eficiência.


Referência:
OTTONI, Cristiane Angélica; SIMÕES, Marta Filipa; SANTOS, Jonas Gomes dos; PEIXOTO, Luciana; SOUZA, Rodrigo Fernando Brambilla de; OLIVEIRA NETO, Almir; BRITO, António Guerreiro de; MAIORANO, Alfredo Eduardo. Biotratamento de vinhaça sintética e geração de eletricidade utilizando uma célula a combustível microbiana. In: SANTOS, Alberdam Silva. Avanços científicos e tecnológicos em bioprocessos. Ponta Grossa: Athena Ed., 2018. Cap. 20, p.163-171.

 
Mais sobre este centro
 
Contato
  • BIONANO

  • Tel.: (11) 3767-4100