Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Centros Tecnológicos   >   Livros

Produo e caracterizao bioqumica de frutosiltransferase extracelular microbiana para a sntese de frutiikigossacardeos em escala laboratorial (captulo de livro)


Rafael Firmani Perna; Josivan de Sousa Cunha; Sergio Andres Villalba Morales; Michelle da Cunha Abreu Xavier; Cristiane Anglica Ottoni; Elda Sabino Silva; Alfredo Eduardo Maiorano


Resumo:

Os frutoolgossacarídeos (FOS) são oligômeros de frutose cujas unidades frutosil estão ligadas na posição ß (2->1)na molécula de sacarose. Esses açúcares, de baixa caloria, são classificados como prebióticos e, portanto, representam diversos benefícios à saúde humana. Os FOS são disponibilizados comercialmente por meio da produção sintética, utilizando enzimas microbianas como frutosiltransferase (FTase, E.C.2.4.1.9) e sacarose com substrato. Diante disso, este trabalho teve como objetivo estudar a produção de FTase extracelular de aspergillus oryzae IPT-301 por fermentação submersa utilizando meio de cultura sintético, assim como realizar a caracterização bioquímica da enzima por meio da avaliação dos efeitos do pH (3,0 ≤pH≤6,5) e da temperatura (30 ºC ≤T≤65 ºC) do meio reacional nas atividades hidrolítica (Ah) e de transfrutosilação (At). Em 64h de fermentação, foram produzidas FTases com as maiores atividades de transfrutosilação (19,76 +- 0,56 U.mL-¹) e menores atividades hidrolíticas (1,65 +- 0,31 U.mL -¹), resultando numa razão entre atividades (At/Ah) igual a 12,22 +- 1,82. Com relação aos estudos de caracterização bioquímica, a enzima apresentou máxima atividade de transfrutosilação e mínima atividade hidrolítica no meio reacional para uma faixa de pH de 4,5-6,0 e temperatura de 50 ºC. Os resultados obtidos atestaram que o fungo se destacou como fonte produtora de FTases extracelulares e estas, por sua vez, mostraram-se promissoras para a síntese dos FOS em escala laboratorial.


Referência:
PERNA, Rafael Firmani; CUNHA, Josivan de Sousa; MORALES, Sergio Andres Villalba; XAVIER, Michelle da Cunha Abreu; OTTONI, Cristiani Angelica; SILVA, Elda Sabino; MAIORANO, Alfredo Eduardo. Produção e caracterização bioquímica de frutosiltransferase extracelular microbiana para a síntese de frutiikigossacarídeos em escala laboratorial. In: SANTOS, Alberdam Silva. Avanços científicos e tecnológicos em bioprocessos. Ponta Grossa: Athena Ed., 2018. Cap. 2, p.7-22.

 
Mais sobre este centro
 
Contato
  • BIONANO

  • Tel.: (11) 3767-4100