Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Centros Tecnológicos   >   Livros

Prospeco tecnolgica de processos de biodigesto anaerbia de resduos slidos urbanos para a implantao em municpios de pequeno e mdio porte (captulo de livro)


Claudia Echevengu Teixeira; Dbora do Carmo Linhares; Patrcia Lo; Thomaz de Gouveia; Letcia dos Santos Macedo; Bruna Patrcia de Oliveira; Gilberto Martins


Resumo:

No Brasil, a fração orgânica dos resíduos sólidos urbanos (FORSU) representa aproximadamente 51 % dos resíduos sólidos urbanos (RSU) totais. Quando disposta de maneira inadequada, a degradação da FORSU causa impacto ao meio ambiente pela geração de odores, lixiviados, produção de gases estufa, entre outros. Os procssos biológicos envolvendo a digestão anaeróbia representam uma alternativa de processamento para estabilização da FORSU com recuperação de energia, prática que vem crescendo no mundo. Neste trabalho, foi realizada a prospecção tecnológica de processos de biodigestão anaeróbia com recuperação de energia a partir de resíduos sólidos urbanos utilizando diversas fontes de dados, incluindo bibliografia em periódicos científicos e técnicos, patentes, dissertações, teses, websites de empresas, bem como contatos com fornecedores, especialistas, visitas técnicas e participação em eventos técnicos. Foram identificadas oito tecnologias principais para tratamento de FORSU e recuperação de biogás apresentando possibilidade de aproveitamento como combustível automotivo ou para geração de calor e energia elétrica. Dentre estas tecnologias, aquelas que aplicam o modelo de biodigestão seca por meio de túneis de metanização foram as melhor avaliadas por meio de pontuação aplicada, conforme metodologia utilizada para este fim, levando-se em consideração o nível de maturidade tecnológica, o grau de complexidade e o grau de aplicabilidade no cenário de municípios brasileiros de pequeno e médio porte. A validação deste modelo conta com a implantação de túneis de metanização em escala de demonstração no município de Bertioga, SP, como estudo de caso, visando obter parâmetros reais de operação, eficiência, custo e viabilidade.


Referência:
TEIXEIRA, Claudia Echevenguá; LINHARES, Débora do Carmo; LÉO, Patricia; GOUVEIA, Thomaz; MACEDO, Letícia dos Santos; OLIVEIRA, Bruna Patrícia de; MARTINS, Gilberto. Prospecção tecnológica de processos de biodigestão anaeróbia de resíduos sólidos urbanos para a implantação em municípios de pequeno e médio porte. In: SILVA, Helenton da Silva (Org.). Engenharia ambiental e sanitária: interfaces do conhecimento. São Paulo: Atena, 2019. Cap.18, p.216-227.

 
Mais sobre este centro
 
Contato
  • BIONANO

  • Tel.: (11) 3767-4100