

Projeto Brasil Sem Chamas
Relatrios finais do Projeto Brasil Sem Chamas
![]() |
Inspirado nos estudos da Commission of Fire Prevention and Control dos Estados Unidos, que resultaram na publicação do “America Burning Report”, em 1973, o Projeto ‘Brasil Sem Chamas’ nasceu da necessidade de se conhecer a situação da Segurança Contra Incêndio no Brasil.
O estudo foi encomendado a diversas instituições no âmbito do Programa TIB – Tecnologia Industrial Básica do MCT, com recursos do Fundo Verde e Amarelo e contratado pela Finep – Financiadora de Estudos e Projetos.
O projeto foi realizado em duas etapas, sendo a primeira de 2005 a 2007, direcionada ao diagnóstico geral da área de segurança contra incêndio, foram abordadas as questões mercadológicas, capacidade competitiva, deficiências, demandas, necessidade de formação e qualificação profissional, normalização, regulamentação, qualificação dos produtos e serviços e o aperfeiçoamento do marco legal.
De 2008 a 2010 foram propostas soluções para os problemas identificados na primeira etapa e aprofundados os estudos nos segmentos das indústrias do petróleo e do álcool e áreas florestais e rurais.
A disponibilização dos relatórios finais do Projeto Brasil Sem Chamas foi formalmente autorizada pela Finep.
Soluções