Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Estudo de tratabilidade de solo contaminado por cromo pelo mtodo de solidificao / estabilizao


Raquel Vieira Busto; Alexandre Muselli Barbosa ; Reginaldo Passos Cruz; Eduardo Maziero Saccoccio; Fernanda Peixoto Mano; Elaine de Oliveira Bulhes


Resumo

 Este trabalho apresenta os resultados obtidos para os testes de tratabilidade de Solidificação-Estabilização (S/E), realizados em laboratório, em solo contaminado por Cromo (Cr). Para os testes, foram determinadas misturas de 60% e 70% de solo com 40% a 30% ligantes, respectivamente. Sendo os ligantes compostos por Cal (C), Cimento Portland (CP) e Bentonita (B), dosadas em quatro razões diferentes C:CP 1:3, C:CP 1:1, C:CP 3:1 e C:CP:B 1:3:0,5. Para a avaliação de desempenho foram moldados corpos de prova, deixados em câmara úmida pelo período de 28 dias para a cura, sendo realizados testes de homogeneidade, viscosidade, compressão e análises químicas. O teste de homogeneidade mostrou que todos os corpos de prova foram construídos de forma adequada, gerando amostras representativas. Os resultados de compressão mostraram que as misturas com maiores concentrações de cimento possuem maior resistência à compressão. Os testes de viscosidade indicaram a possibilidade de injeção da mistura no solo por comparação com uma solução padrão de EHC-M 30% (m/m). O teste de lixiviação foi executado seguindo a norma NBR 10004 e a quantificação química realizada através da técnica de Espectrometria de Emissão Atômica. Verificou-se uma relação direta entre aumento do pH do extrato lixiviado e a redução nas concentrações de Cr do mesmo, no entanto, novos estudos deverão ser realizados afim de se avaliar o melhor tipo de solução lixiviante e tempo de contato da mistura.


Referencia
BUSTO Raquel Vieira; BARBOSA, Alexandre Muselli; CRUZ, Reginaldo Passos; SACCOCCIO, Eduardo Maziero; MANÉO, Fernanda Peixoto; BULHÕES, Elaine de Oliveira. Estudo de tratabilidade de solo contaminado por cromo pelo método de solidificação/estabilização. In: CONGRESSO BRASILERIO DE GELOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL, 15.,2015, Bento Gonçalves. Anais... São Paulo: ABGE, 2015. Cd-Rom. 10p.