Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Modelagem matemtica aplicada na determinao de balano de massa de bio-leo obtido via pirlise a partir de CDR


Marcelo Aparecido Mendona; Guilherme P. de Rosa; Caio Cesar Spindola de Oliveira; Juliana Araujo da Silva; Adriana Garcia; Carina Batista Ferrari Braga; Robson C. Martins; Juan M. Perez


Resumo:

A necessidade de estudos de alternativas para disposição dos resíduos sólidos é uma realidade tanto no contexto brasileiro quanto no mundial. Entende-se que não existe uma solução única para a questão ambiental do descarte de resíduos, segundo a PNRS devem ser esgotadas todas as possibilidades antes da disposição final dos resíduos sólidos em aterros considerando: reutilizar, reciclar, recuperar e aproveitar o resíduo como energia ou compostagem. Dentre essas alternativas, o estudo da pirólise mostra que a conversão de resíduos sólidos em subprodutos líquidos, sólidos e gasosos, apresentam promissoras aplicações comerciais a serem estudadas, podendo reduzir o volume de resíduos que hoje em dia não possuem destinação adequada. Esta tecnologia pode ser considerada energeticamente autossustentável na medida em que não necessita de energia externa para operação, no entanto, ainda possui custos de operação elevados. No intuito de economizar gastos e ainda considerando o ponto de vista prático e cientifico, aplicou-se um modelo matemático o qual se verificou possível prever não apenas o balanço mássico da pirólise, como também a escolha do produto preferencial com base na composição alimentada sem a necessidade de inúmeros ensaios.


Referência:

MENDONÇA, Marcelo Aparecido; ROSA, Guilherme P. de; SPINDOLA de OLIVEIRA, Caio Cesar; SILVA, Juliana Araujo da; GARCIA, Adriana; BRAGA, Carina Batista Ferrari; MARTINS, Robson C.; PEREZ, Juan M. Modelagem matemática aplicada na determinação de balanço de massa de bio-óleo obtido via pirólise a partir de CDR. In: FORUM INTERNACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS, 8., 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: Instituto Venturi, 2017. 8p.