Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Avaliao da influncia da relao mssica monmero (metacrilato de metila) / cera (palmitato de cetila) e da metodologia de processo na preparao de nanocpsulas contendo material de mudana de fase via polimerizao em emulso


Fernanda Barberato; Fernando Soares de Lima; Kleber Lanigra Guimares; Adriano Marim de Oliveira


Resumo:

Neste trabalho, foram produzidas nanocápsulas contendo material de mudança de fase (“Phase Change Material” - PCM) por meio do processo de encapsulação via polimerização em emulsão, utilizando a cera palmitato de cetila como material encapsulado e o monômero metacrilato de metila como encapsulante, através de duas metodologias de processo distintas. A relação mássica cera/monômero também foi avaliada na produção das nanocápsulas. As amostras foram submetidas a caracterizações, com o objetivo de avaliar a estabilidade e integridade física das nanocápsulas após secagem em estufa, seu comportamento térmico (DSC), seus aspectos morfológicos (MEV), tamanho médio de partícula, conteúdo de sólidos e potencial operacional cíclico. Analisando os resultaos obtidos observou-se que tanto a metodologia de processo de produção quanto à variação da relação cera/monômero influenciaram diretamente na formação das nanocápsulas e no tamaho médio das partículas, sendo que as amostras produzidas através do Método II apresentaram melhores resultados quanto à formação das nanocápsulas com tamanho de partícula da ordem de 200 nm, com elevada relação cera/monômero e estáveis a processos cíclicos de temperatura.


Referência:

BARBERATO, Fernanda; LIMA, Fernando Soares de ; GUIMARÃES, Kleber Lanigra ; OLIVEIRA, Adriano Marim de . Avaliação da influência da relação mássica monômero (metacrilato de metila) / cera (palmitato de cetila) e da metodologia de processo na preparação de nanocápsulas contendo material de mudança de fase via polimerização em emulsão. Revista Matéria, v.23, n.4, 9p., 2018.


Acesso ao artigo no site do Periódico:
http://www.scielo.br/pdf/rmat/v23n4/1517-7076-rmat-23-4-e12243.pdf