Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

PRUMO / TS: resoluo de problema de falta de brilho, riscos e poros em prteses cirrgicas de ao inoxidvel


Marcela Torquato Nunes; Vincius Dantas Cortez; Vicente Nelson Giovanni Mazzarella; Zehbourn Panossian; Cleiton dos Santos Mattos


Resumo:

Empresas fabricantes de próteses cirúrgicas de aço inoxidável geralmente seguem os requisitos da norma ASTM F138:2008 e necessitam que a aparência da superfície após o processo de eletropolimento seja brilhante e isenta de riscos e poros, uma vez que os cirurgiões consideram o aspecto estético como um dos critérios para a aquisição do material. Em uma destas empresas, como a solução de eletropolimento e o processo não estavam sendo eficientes para proporcionar tal aspecto estético, a mesma contratou o PRUMO/TS (Projeto de Unidades Móveis para Atendimento Tecnológico às Micro, Pequenas e Médias empresas) para oferecer uma assessoria tecnológica, cujo objetivo foi criar nova solução de eltropolimento e otimizar o processo. Para isto, análises químicas foram realizadas por ICP, UVVis e gravimetria para determinar os componentes utilizados na solução, utilizou-se um microscópio óptico para avaliar as superfícies do aço inoxidável antes e depois da otimização da solução e todo o processo de eletropolimento foi avaliado. Os resultados obtidos no atendimento tecnológico proporcionaram a criação de uma nova solução de eletropolimento, com redução de 70% de cromo hexavalente utilizado, que é tóxico ao meio ambiente e à saúde humana, além de ser o componente mais custoso. Esta solução proporcionou uma maior eficiência para a geração de brilho na superfície das próteses. Além disto, o processo de desengraxe e lavagem antes do eletropolimento também foi otimizado para uma maior eficiência de todo o processo.


Referência:

NUNES, Marcela Torquato; CORTEZ, Vinícius Dantas; MAZZARELLA, Vicente Nelson Giovanni; PANOSSIAN, Zehbourn; MATTOS, Cleiton dos Santos. PRUMO/TS: resolução de problema de falta de brilho, riscos e poros em próteses cirúrgicas de aço inoxidável. In: ENCONTRO E EXPOSIÇÃO BRASILEIRA DE TRATAMENTO DE SUPERFÍCIE, 14., INTERFINISH LATINO AMERICAN0, 3., 2012, São Paulo. Anais... São Paulo: ABTS, 2012. p. 397-403.