Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Centros Tecnológicos   >   Cases

compartilhe

Identificao de produto orgnico soluciona problema no processo produtivo


O problema

Processos produtivos são passíveis de contaminação por diversos fatores, sejam eles oriundos de máquinas, insumos ou mesmo manipulação humana. Uma indústria de aromas procurou o Laboratório de Análises Químicas (LAQ) do IPT para a caracterização de pontos pretos que apareciam em seu processo de produção de concentrados para bebidas.


O trabalho do IPT

Foram selecionados dois produtos - um sem contaminação e outro contaminado com os pontos pretos - para a caracterização química. Após uma análise prévia dos concentrados, foram identificadas as técnicas apropriadas para a identificação química do resíduo.

Os concentrados pretos foram separados com solventes e analisados por um conjunto de técnicas instrumentais. O material foi identificado como um produto orgânico oriundo da degradação de um dos processos do produto.


Solução

De posse dessa informação, o cliente percebeu que uma das etapas do processo fornecia calor acima do exigido, degradando parte do produto. A alteração da temperatura facilmente solucionou o problema, evitando prejuízos para o fabricante.

 
Mais sobre este centro
 
Contatos
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000