

Identificao de produto orgnico soluciona problema no processo produtivo
O problema
Processos produtivos são passíveis de contaminação por diversos fatores, sejam eles oriundos de máquinas, insumos ou mesmo manipulação humana. Uma indústria de aromas procurou o Laboratório de Análises Químicas (LAQ) do IPT para a caracterização de pontos pretos que apareciam em seu processo de produção de concentrados para bebidas.
O trabalho do IPT
Foram selecionados dois produtos - um sem contaminação e outro contaminado com os pontos pretos - para a caracterização química. Após uma análise prévia dos concentrados, foram identificadas as técnicas apropriadas para a identificação química do resíduo.
Os concentrados pretos foram separados com solventes e analisados por um conjunto de técnicas instrumentais. O material foi identificado como um produto orgânico oriundo da degradação de um dos processos do produto.
Solução
De posse dessa informação, o cliente percebeu que uma das etapas do processo fornecia calor acima do exigido, degradando parte do produto. A alteração da temperatura facilmente solucionou o problema, evitando prejuízos para o fabricante.