Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Centros Tecnológicos   >   Centro de Qumica e Manufaturados   > Notcias

  30.11.20

Interlaboratorial: biqueira, calados e couro

compartilhe


Laboratório do IPT abre inscrições para programa que ajuda empresas a melhorar confiabilidade metrológica


Estão abertas as inscrições para o programa de comparação interlaboratorial para o setor de biqueiras, couros e calçados. Pode participar qualquer laboratório que execute ensaios nestes componentes, materiais e produtos, sejam eles ligados a indústrias, empresas privadas, associações, institutos de pesquisa ou universidades interessados em identificar oportunidades de melhoria em seu processo de produção no âmbito da América do Sul.

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) atua no gerenciamento de programas interlaboratoriais desde 1977. Esta é a primeira rodada do setor e será gratuita aos participantes - os interessados irão arcar somente com as despesas do transporte dos materiais.

A participação em programas interlaboratoriais é requisito da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 - Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração - item 7.7 Garantia da validade dos resultados, como forma de um laboratório demonstrar sua proficiência ou a compatibilidade de resultados.

Os laboratórios participantes de programas interlaboratoriais têm benefícios que, indiretamente, atribuem a eles competitividade no mercado globalizado:

  • melhoria da confiabilidade metrológica dos dados emitidos;
  • conhecimento da natureza dos desvios cometidos (sistemáticos ou aleatórios);
  • monitoramento de metodologias e da calibração/aferição dos equipamentos;
  • detecção de necessidades de treinamento e
  • aprimoramento dos serviços prestados.

CONFIABILIDADE - O programa consiste na realização de ensaios pelos laboratórios participantes em amostras distribuídas pelo coordenador.

São seis tipos de ensaios divididos em três classes: Biqueira, Couro e Calçados.
Relação de ensaios que serão realizados pelos laboratórios participantes
 
“O IPT tem demonstrado sua proficiência na realização de diversos ensaios já acreditados pelo Cgcre/Inmetro não apenas no setor de componentes de calçados, mas também em outras áreas. Este é o momento de levarmos a outros laboratórios a possibilidade de melhoria contínua e aprimoramento dos processos por meio da adequação dos métodos e equipamentos, visando uma maior confiabilidade metrológica em seus ensaios”, afirma Nicole Oliveira, pesquisadora do Laboratório de Calçados e Produtos de Proteção e coordenadora do programa no IPT.

As inscrições estão abertas até o dia 29 de janeiro de 2021 e devem ser feitas por e-mail. Mais informações devem ser solicitadas pelo email lcpp@ipt.br ou pelo telefone (16) 3720-1033.