Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Centros Tecnológicos   >   Centro de Qumica e Manufaturados   > Notcias

  16.12.20

Ideias contra a Covid-19

compartilhe


Seis webinares foram promovidos mensalmente, desde julho, para apresentar as parcerias do IPT com empresas no combate à pandemia


"Este projeto [utilização de tecido que funciona como uma 'capa' em bancos e em barras, tanto em trens quanto em ônibus, a fim de minimizar a propagação do novo coronavírus] é muito interessante do ponto de vista de contribuição social para evitar a contaminação cruzada e foi a nossa forma de participar neste pool de esforços, com a CPTM e o IPT, para minimizar a contaminação no transporte público": a frase de Americo Luvizotto, gerente de projeto e R&I da Rhodia Brasil, foi dita hoje no sexto e último webinar do IPT em 2020, cujo tema foi "Viagens e ambientes mais seguros: mitigando a contaminação no enfrentamento à Covid-19 em São Paulo", e resume a importância das parcerias entre academia, ICTs e empresas públicas e privadas no enfrentamento da pandemia.

A série de seis webinares, que teve início no dia 7 de julho, começou falando das estatísticas da Covid. Foi alcançada a média de aproximadamente 500 visualizações em cada live no YouTube, com relatos variados da atuação técnica do IPT com parceiros em temas como Big Data, nanocobre, ventiladores e voluntariado empresarial. O ano fechou com uma discussão sobre os desafios de se construir ambientes mais seguros do ponto de vista sanitário no transporte público, durante e no pós-pandemia.

"Desde o dia 13 de março de 2020, o IPT foi uma das instituições que resolveram atuar - e se posicionou - em relação ao dia a dia da pandemia, oferecendo desde ensaios para avaliação de máscaras de proteção até apoio para o desenvolvimento de tecnologias avançadas. Desde então, foram 66 projetos, muitos ainda em andamento, como os testes de produtos para o Comitê de Crise do Governo de São Paulo, e as ‘Frentes de Trabalho’, a exemplo da Rede Voluntária de Manutenção de Respiradores, que incluiu ICTs como o IPT, empresas e entidades tanto privadas quanto governamentais", afirmou o diretor-presidente do IPT, Jefferson de Oliveira Gomes, lembrando que o segundo trabalho teve reconhecimento do Prêmio Empreendedor Social 2020 da Folha de S. Paulo e Fundação Schwab, situando-se entre as 10 iniciativas que ajudaram a mitigar efeitos da Covid-19.

Todos os seis webinares estão disponíveis no canal do IPT no YouTube.