Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Influncia do tratamento preservativo com CCA-C no uso de RFID em dormentes de madeira


Maria Jos de Andrea de Casimiro Miranda; Alessandro Santiago dos Santos; Gisleine Aparecida da Silva; Matheus Jacon Pereira; Sergio Brazolin; Leandro Avano; Sergio Matias Pereira Jr.; Veltan E. Martinelli Jr


Resumo:

A identificação por rádio frequência (RFID) de dormentes de madeira pode permitir o controle de toda a sua cadeia de distribuição, uso e descarte. Esta identificação se dá pela fixação de uma "etiqueta inteligente" (tag) nos dormentes, que se comunicam com antenas e leitores por radiofrequência. Para obter o rastreamento de toda cadeia, é importante notar que o dormente de madeira passa por diversos tipos de manipulação, tratamento e processamento até ser descartado. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho de tags encapsuladas, a serem colocadas em dormentes de madeira, quando submetidas à imersão de produto preservativo e ao tratamento sob pressão em autoclave com o produto preservativo hidrossolúvel CCA-C. Os resultados dos testes mostram a comparação do comportamento do sinal de resposta das tags com encapsulamento de policarbonato, poliéster, ABS e naylon. A partir resultados obtidos é possível afirmar que há evidências de desempenho adequado da tecnologia de RFID em dormentes de madeira.


Referência:
MIRANDA, Maria José de Andrade Casimiro; SANTOS, Alessandro Santiago dos; SILVA, Gisleine Aparecida da; PEREIRA, Matheus Jacon; BRAZOLIN, Sérgio; AVANÇO, Leandro; PEREIRA JUNIOR, Sergio Matias; MARTINELLI JUNIOR, Veltan E. Influência do tratamento preservativo com CCA-C no uso de RFID em dormentes de madeira. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA MADEIRA, CBCTEM, 2., 2015, Belo Horizonte. Anais... 8 p.