Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Influncia de cozimentos qumicos sobre as propriedades calorimtricas de madeira fungada


Jorge Cruces Cerro; Mrcia B. Cardoso; Renato Rodrigues Fioritti; Daniela Colevati Ferreira; Maria Luiza Otero D\'Almeida; Song W. Park; Juan C. Villar


Resumo:

Madeiras atacadas por fungos são bastante comuns em um país tropical como o Brasil. Este tipo de madeira, imprópria para a produção de papel, normalmente é direcionada para a queima visando a geração de energia, mas poderia também ser fonte de produtos químicos, como a lignina. Este trabalho avalia a possibilidade de efetuar extrações em madeira fungada de eucalipto (Eucalyptus grandis x Eucalyptus dunni) por meio de cozimento soda e organosolve (soda + álcool) sem afetar suas propriedades calorimétricas. Amostras de caule, procedentes da mesma árvore, apodrecidas naturalmente por fungos de podridão branca, foram fornecidas por um fabricante de pasta celulósica. As amostras foram transformadas em cavacos e parte destes em serragem, usada para análises químicas (cinzas, lignina insolúvel, lignina solúvel, pentosanas, holocelulose e extrativos), calorimétricas e espectrocópicas na região do infravermelho. Os cavacos foram submetidos a cozimentos soda, em duas temperaturas, e a cozimento organosolve em uma temperatura. Foram determinados os rendimentos dos processos de cozimento e os resíduos sólidos obtidos foram analisados quanto aos teores de cinzas, de lignina Klason e quanto às suas características calorimétricas e espectroscópicas na região do infravermelho. O estudo mostrou que é possível efetuar extrações na madeira fungada sem afetar significativamente suas propriedades calorimétricas, tornando também possível seu uso para obtenção de produtos químicos de interesse, como a lignina.


Referência:
CRUCES, Jorge; CARDOSO, Márcia Barreto ; FIORITTI, Renato Rodrigues ; FERREIRA, Daniela Colevati; D´ALMEIDA, Maria Luiza Otero ; PARK, Song Won ; VILLAR, Juan C . Influência de cozimentos químicos sobre as propriedades calorimétricas de madeira fungada. In: ABTCP INTERNATIONAL PULP AND PAPER CONGRESS, 48., 2015, São Paulo. Proceedings… São Paulo ABTCP, 2015. 8 p.