Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Models for evaluating structural wood damaged by xylophagous


Takashi Yojo; Maria Beatriz Bacellar Monteiro; Fabiola Margoth Zambrano Figueroa; Gonzalo Antonio Carballeira Lopez; Maria Jos de Andrade Casimiro Miranda


Resumo:

Este trabalho apresenta um método que pode ser utilizado em inspeções para verificar a segurança de componentes estruturais de edifícios e considera a experiência e conhecimentos de engenharia, anatomia da madeira, entomologia e micologia, adquirida ao longo dos anos em inspeções realizadas em estruturas de madeira. Este trabalho teve como base um modelo de resistência relacionado à flexão simples que se estende a outros tipos de cargas, com possíveis aplicações em análises estruturais de tesouras, caibros, vigas e pilares. Foram definidos quatro modelos para estimar a perda de resistência mecânica da madeira estrutural, tendo como base a teoria da resistência dos materiais e os tipos e intensidades de ataque biológico. O método proposto tem diversas aplicações e poderá ser utilizado para verificação de estruturas de madeira de edifícios de valor histórico e arquitetônico.


Referência:
YOJO, Takashi; MONTEIRO, Maria Beatriz Bacellar; FIGUEROA, Fabiola Margoth Zambrano; LOPEZ, Gonzalo Antonio Carballeira; MIRANDA, Maria José de Andrade Casimiro. Models for evaluating structural wood damaged by xylophagous. In: WORLD CONFERENCE ON TIMBER ENGINEERING, 2012, Auckland New Zeland. Proceedings.... 5 p.