Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Identificao e classificao de amostras de madeiras do acervo Materialize: acervo fsico e digital de materiais para o Design e Arquitetura (FAU USP)


Gianluca Fanucchi; Maria Jos de Andrade Casimiro Miranda; Denise Dantas


Resumo:

Materialize é o acervo de materiais para auxiliar alunos dos cursos de design e arquitetura da FAU-USP nas disciplinas de projeto. Possui 73 amostras de madeira. Foram realizadas pesquisas para classificação das amostras, mas foram encontradas dificuldades tanto na identificação do material quanto na busca por informações tecnológicas. Para tanto, foi realizada pesquisa em conjunto com o Laboratório de Árvores, Madeiras e Móveis do IPT. Essa pesquisa teve como objetivo realizar a identificação e classificação das amostras de madeira do acervo. A metodologia foi dividida em três etapas: identificação botânica, levantamento de informações tecnológicas e classificação das amostras. Foram identificadas 51 amostras, sendo que duas estavam incorretas e 13 estavam com o nome inadequado. Os textos com informações tecnológicas foram reelaborados. A parceria com um centro tecnológico com expertise nesse campo foi fundamental para disponibilizar informações corretas aos usuários.


Referência:
FANUCCHI, Gianluca; MIRANDA, Maria José de Andrade Casimiro; DANTAS, Denise. Identificação e classificação de amostras de madeiras do acervo Materialize: acervo físico e digital de materiais para o Design e Arquitetura (FAU USP). In: CONGRESSO & DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 13., 2018, Joinville. Anais... 9 p.