Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

A influncia da homogeneidade das aparas na reciclagem do papel


Mrcia Barreto Cardoso; Patrcia Kaji Yasumura Sasaki; Karina Meschini Batista Geribello Porto; Caroline Hastenreiter Costa; Daniela Colevato Ferreira; Renato Rodrigues Fioritti; Maria Luiza Otero D Almeida


Resumo:

Pressões levam a expectativa de aumento das taxas de recuperação de fibras de produtos usados de papel e da obtenção de fibras recicladas de melhor qualidade. O uso de aparas de produtos de mesmo tipo permite a aplicação de tecnologia de reciclagem desenhada para o perfil do material e a obtenção de fibras de melhor qualidade e menos contaminadas. Estima-se que no Brasil sejam descartadas anualmente cerca de 150 mil toneladas de papel proveniente de livros didáticos procedentes da rede pública de ensino, sendo que esta quantidade pode ser ainda maior, quando são considerados os livros procedentes da rede particular de ensino. Este estudo teve como objetivo verificar o comportamento em relação à reciclagem de amostras de aparas de livros didáticos. Para realização deste estudo, foram preparadas duas amostras, uma constituída apenas por aparas do miolo dos livros (Amostra A) e outra constituída por aparas do miolo e das capas, na proporção normalmente encontrada nos livros (Amostra B), as quais foram submetidas a dois tratamentos distintos: desagregação em água e polpação seguida de destintamento por flotação. Com relação aos processos de reciclagem, a desagregação com água leva a papéis com alto teor de sujidade, o que limita sua aplicação a produtos que não exigem requisitos de aparência. Por outro lado, a polpação seguida de destintamento, no caso de aparas somente do miolo do livro, leva a pastas com pouca sujidade e com alvura equivalente a média encontrada nos papéis desses livros, os quais são manufaturados com fibras virgens branqueadas. Além disso, a reciclagem empregando as operações de polpação e destintamento por flotação, nas condições usadas neste estudo, não tem influência significativa sobre as propriedades de resistência do papel, apesar do processo de flotação levar a certa melhora nestas propriedades, devido a eliminar parte dos finos presentes na pasta celulósica. Os resultados obtidos neste estudo permitiram concluir que os livros apresentam características semelhantes que levam à obtenção de aparas homogêneas e, assim, facilitam os processos de reciclagem, porém, há necessidade de uma logística para viabilizar seu uso como nicho de aparas, uma vez que o descarte de livros didáticos é pulverizado e se concentra praticamente em determinada época do ano.


Referência:
CARDOSO, Marcia Barreto; YASUMURA SASAKI, Patrícia Kaji; PORTO, Karina Mechini Batista G; COSTA, Caroline Hastenreiter; FERREIRA, Daniela Colevati; FIORITTI, Renato Rodrigues; D’ALMEIDA, Maria Luiza Otero. A influência da homogeneidade das aparas na reciclagem do papel. In: ABTCP INTERNATIONAL PULP AND PAPER, 46., 2013, São Paulo. Proceedings… São Paulo ABTCP, 2013. 7p.