Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Propriedade fsico-mecnica do lenho deteriorado por fungos apodrecedores de rvores de Tipuana Tipu


Sergio Brazolin; Mario Tomazello Filho; Takashi Yojo; Mrio Albino de Oliveira Neto; lisson Rangel Albuquerque; Carlos Roberto Sette Jr.


Resumo:

A tipuana (Tipuana tipu) foi muito utilizada na arborização urbana. De maneira geral, o manejo inadequado expõe o lenho à ação dos fungos e insetos xilófagos, muitas vezes associados à queda da árvore. Portanto, com este trabalho, objetivou-se caracterizar as propriedades físico-mecânicas do lenho sadio e biodeteriorado por fungos apodrecedores em árvores de tipuana da arborização urbana da cidade de São Paulo-SP. Treze árvores com deterioração no lenho foram suprimidas. Da base do tronco foram cortados toretes de 1 m de comprimento para a caracterização das propriedades físico-mecânicas dos lenhos sadio e deteriorado. Os resultados indicaram que, por meio do perfil radial de densidade por densitometria de raios X, foram identificados sete padrões de biodeterioração do lenho, sendo, (EXS) com acúmulo de extrativos e sadio, (ZR) com zona de reação e sadio, (NS) normal e sadio, (PBINC; PBINT) podridão branca incipiente ou intensa e (PMINC; PMINT) podridão mole incipiente ou intensa, com densidades 0,94, 0,92, 0,82, 0,66, 0,41, 0,67 e 0,44 g.cm-3, respectivamente. Os ensaios mecânicos evidenciaram os lenhos (ZR) (EXS) com os maiores valores de resistência e rigidez de 84 e 80 MPa e 6461 e 5826 MPa, respectivamente; o lenho (NS) apresentou valores de 62 e 4642 MPa e os padrões (PBINC) (PMINT) os menores e significativos valores de resistência e rigidez, destacando o (PBINT) com valores de 5 e 571 MPa. A redução dos valores de densidade, resistência e rigidez do lenho esteve relacionada com a biodeterioração da parede celular das células das árvores de tipuana pelos fungos apodrecedores.


Referência:
Brazolin, Sérgio; Tomazello Filho, Mário; Yojo, Takashi; Oliveira Neto, Mário Albino de; Albuquerque, Álisso Rangel; Sette Jr., Carlos Roberto. Propriedades físico-mecânicas do lenho deteriorado por fungos apodrecedores de árvores de Tipuana tipu. Cerne, v.20, n.2, 183-190, abr./jun., 2014.


Acesso ao artigo no site do Periódico:
www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-77602014000200002&script=sci_arttext