Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Erosividade da chuva para o bioma Pantanal


Daniel Okamoto Machado; Teodorico Alves Sobrinho; Alina Ribeiro Machado; Carlos Nobuyoshi Ie; Paulo de Tarso Sanches Oliveira


Resumo:

A escassez de dados pluviográficos na região do Pantanal fez com que muitos autores utilizassem equações de regressão obtidas em outras regiões do Brasil para calcular o Fator R da Equação Universal de Perda de Solo (USLE). O presente estudo define equações para a previsão da erosividade em região do bioma Pantanal, correlacionando a erosividade das chuvas calculada pelo índice EI30 e o coeficiente de chuva (Rc). A equação desenvolvida, do tipo potencial, apresenta consistência e correlação significativa com os dados observados, obtendo valor de coeficiente de determinação de 97%. Portanto, a equação de erosividade proposta pode ser utilizada para estimativa do fator R da USLE a partir dos dados mensais e anuais de precipitação da região e de outras regiões com características climáticas semelhantes.


Referência:
MACHADO, Daniel Okamoto; ALVES SOBRINHO, Teodorico; MACHADO, Aline Ribeiro; IDE, Carlos Nobuyoshi; OLIVEIRA, Paulo Tarso Sanches. Erosividade da chuva para o bioma Pantanal. Engenharia Sanitária e Ambiental, v.19, n.2, p.195-201, abr.,/jun., 2014.

Acesos ao artigo no site da Scielo:
www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-41522014000200195&script=sci_arttext