Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Centros Tecnológicos   >   Livros

Madeira de ponta a ponta


O caminho desde a floresta at o consumo



Como traduzir a complexidade de interesses, sentimentos e ações que giram em torno da floresta tropical mais importante para o mundo?

Centro das atenções em um planeta cada vez mais interconectado, a Floresta Amazônica expõe inúmeros dilemas. Um dos mais candentes diz respeito à madeira e sua exploração econômica, uma saga que envolve os muitos desafios para a conservação dos recursos naturais às gerações futuras.

Motivada por tais questões, a Rede Amigos da Amazônia – uma iniciativa do Centro de Estudos em Sustentabilidade e do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGV) – embarcou nessa missão. Ao reunir governos, empresas e sociedade em prol da conservação da floresta, temos a informação como arma estratégica de mobilização e mudanças de atitudes.

Guiada como uma reportagem, rica em informações ilustradas, Madeira de ponta a ponta revela a diversidade de fraudes na cadeia de produção, transporte e comercialização da madeira, bem como as iniciativas de boas práticas que se disseminam e trazem esperança rumo a um modelo de convivência entre desenvolvimento e manutenção da floresta.

O livro conta também com a contribuição de pesquisadores do Centro de Tecnologia de Recursos Florestais (CT-Floresta) do IPT, que forneceram informações qualificadas sobre a cadeia de transformação da madeira e sua utilização na construção civil - conhecimento construído durante longa trajetória de pesquisa e atuação na área.

Para acessar o PDF completo do livro, clique aqui.


Referência:
ADEODATO, Sérgio. Madeira de ponta a ponta: o caminho desde a floresta até o consumo. São Paulo: FGV RAE, 2011. 128 p.