

05.06.20
Dia Mundial do Meio Ambiente
IPT tem uma série de soluções tecnológicas: veja o Plano Municipal da Mata Atlântica para cidade do Vale do Ribeira
A Mata Atlântica é composta por formações florestais nativas, como a Floresta Ombrófila Densa e a Floresta Ombrófila Mista, também denominada de Mata de Araucárias, e ecossistemas associados, como manguezais e vegetações de restingas. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o bioma ocupava originalmente mais de 1,3 milhões de quilômetros quadrados em 17 estados do Brasil, estendendo-se por grande parte da costa do país. Hoje, devido à ocupação e atividades humanas na região, restou cerca de 29% de sua cobertura original.
Hoje, 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, a cidade de Apiaí elaborou seu Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), por meio do Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios (Patem).
Com o objetivo de orientar o uso sustentável da vegetação da Mata Atlântica, pesquisadores do IPT coordenaram a execução do PMMA do município localizado no Vale do Ribeira. A cidade está localizada em uma área de grande relevância ambiental, em um continuum de Floresta Atlântica preservada que é considerado o último remanescente de maior extensão do domínio vegetal no Brasil. Uma das principais características em Apiaí são as amplas áreas com cobertura de Mata Atlântica, que chegam a 68,2% de seu território.
O trabalho foi realizado em parceria entre o IPT e o grupo de trabalho local, composto por integrantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Apiaí, do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) e da sociedade civil. O processo de elaboração do PMMA contou com a participação da população, agregando o conhecimento local sobre a Mata Atlântica em Apiaí, nas fases de diagnóstico e planejamento - assim o plano combinou o conhecimento técnico com as expectativas e conhecimento dos moradores.
Confira abaixo o resultado do projeto no e-book que pode ser baixado gratuitamente: