Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Centros Tecnológicos   >   Projetos

compartilhe

Plano de Desenvolvimento Econmico Sustentvel para a regio do Vale do Ribeira



  O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, está elaborando o Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável para a região do Vale do Ribeira (PDES-VR).
Parque Municipal Morro do Ouro em Apiaí - instalações de antiga mineração de ouro
 

O Vale do Ribeira é um território marcado pela diversidade. É possível considerar que coexistem vários “vales”, nos quais as realidades ambiental, econômica e sociocultural apresentam grandes oportunidades e desafios.

Abrigando um dos mais representativos patrimônios geoambientais do planeta, a região é detentora de uma diferenciada riqueza histórica e sociocultural, dada pela presença de comunidades tradicionais e atributos peculiares, como cerâmica e culinária.

O projeto busca a dinamização econômica da região, com a geração de emprego e renda, e dedica especial atenção à inserção de jovens no mercado de trabalho. Estão sendo priorizadas ações em três vetores que dão sustentação histórica à economia da região: mineração, turismo e produção rural (agropecuária e silvicultura), contando com a participação de entidades empresariais, sociedade civil, representações de governo e prefeituras.

Mina de calcário Itaoca
 

Complementarmente, estão sendo também prospectadas oportunidades associadas às chamadas novas economias, como iniciativas de base tecnológica (empresas de TI e Fintechs), economia criativa (atividades culturais ligadas ao turismo, especialmente) e solidária (cooperativas e atividades de comunidades tradicionais).

A expectativa é de que o PDES-VR possa subsidiar a promoção das potencialidades do capital social e natural do Vale do Ribeira para o seu desenvolvimento em bases sustentáveis, e a consequente melhoria da qualidade de vida de sua população, contribuindo para reduzir as desigualdades socioeconômicas do estado de São Paulo.

A conclusão do projeto se dará com a estruturação do PDES-VR, abrangendo a indicação do modelo de governança e a sistematização do conjunto de diretrizes e ações priorizadas para os vetores de dinamização econômica e os necessários aportes transversais, com sugestões de parceiros, instituições responsáveis, fontes de recursos disponíveis e prazos de execução.