Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Avaliao da abrasividade dos produtos de uma operao de pr-concentrao de um minrio sulfetado de cobre a partir do ensaio LCPC


Larissa de Moraes Peres; Camila Peres Massola; Maurcio Guimares Bergarman


Resumo:

A abrasividade de um minério, quantificada normalmente pelo Índice de Abrasividade de Bond (AI), se refere à capacidade de um material desgastar ou polir outros materiais. O AI é amplamente utilizado para avaliar o desgaste que determinado minério causará no revestimento dos equipamentos dos processos de beneficiamento. Diversos ensaios podem ser realizados a fim de se determinar a abrasividade, sendo o Método de Bond o mais utilizado na indústria de mineração. Apesar de simples, tal ensaio apresenta algumas limitações em relação à granulometria e quantidade de minério necessário, o que muitas vezes dificulta, ou mesmo impossibilita, sua execução com minérios em etapas iniciais de projeto, estudos de geometalurgia e em estudos de pré-concentração. O ensaio LCPC pode se constituir numa alternativa para a avaliação desses minérios, pois requer uma menor massa de material com granulometria mais fina. O objetivo principal do trabalho apresentado neste artigo é avaliar o índice de abrasividade de um minério sulfetado de cobre, que passou por um processo de pré-concentração, utilizando-se o ensaio LCPC. Foi possível observar que a pré-concentração resultou em um concentrado de abrasividade menor que a alimentação, o que ajuda a potencializar os ganhos da pré-concentração, além do ganho já esperado de redução da massa e aumento do teor que irá alimentar a usina.


Referência:
PERES, Larissa de Moraes; MASSOLA, Camila Peres; BERGERMAN, Maurício Guimarães. Abrasiveness evaluation of pre-concentration of copper sulfide ore products through LCPC test. Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração, v.15, n.2, p.91-95, abr-jun., 2018.


Acesso ao artigo no site do Periódico:
https://www.tecnologiammm.com.br/article/10.4322/2176-1523.1585/pdf/tmm-15-2-91.pdf

 
Mais sobre este centro
 
Contatos
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000