Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Avaliao do desgaste em ferramentas de conformao a quente


Alexandre Gonalves; Douglas Mamoru Yamanaka; Luiz Gustavo de Bianchi da Silva Lima; Ana Paola Villalva Braga; Roberto Martins de Souza; Mrio Boccalini Jnior


 Resumo:

O artigo apresenta um estudo do desgaste de aços-ferramenta utilizados em processos de laminação e forjamento a quente. A superfície das ferramentas, cilindros de laminação e matrizes de forjamento, foi investigada ao longo dos ciclos de trabalho para avaliação do dano sofrido e quantificação da perda de massa. Os valores experimentais obtidos foram comparados com modelo numérico pelo método de elementos finitos (MEF) de cada processo, com boa correlação entre os resultados. A perfilometria das superfícies das ferramentas por máquina de medição por coordenadas (MMC) e o método de análise empregado permitiram a composição de superfícies que tornaram quantitativa a análise da assimetria no desgaste, além de evidenciar o comportamento distinto dos aços empregados sob as mesmas condições.


Referência:
Bianchi da Silva; BRAGA, Ana Paola Villalva; SOUZA, Roberto Martins de; BOCCALINI JUNIOR, Mário. Avaliação do desgaste em ferramentas de conformação a quente. In: SEMINÁRIO DE LAMINAÇÃO E CONFORMAÇÃO, 55., 2018, São Paulo. Anais... 16 p.


Acesso ao resumo do trabalho no site ABM:
https://abmproceedings.com.br/ptbr/article/estudos-de-endurecimento-de-matriz-em-aos-rpidos

 
Mais sobre este centro
 
Contatos
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000