Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Comparao de peas manufaturadas por fuso seletiva a laser a partir de ps-esfricos e irregulares da liga TI53NB


Jhoan Sebastian Guzmn Hernndez; Rafael de Moura Nobre; Daniel Luiz Rodrigues Jnior; Enzo Rozentri Nuens; Daneil Leal Bayerlein; Railson Bolsono Faco; Edwin Sallica Leva; Henrique Rodrigues Oliveira; Victor Lira Falco; Fernando Jos Gomes Landgraf


Resumo:

As novas tecnologias de manufatura aditiva estão sendo amplamente aplicadas para a fabricação de materiais em diferentes áreas. Para os materiais metálicos, as tecnologias de leito de pó, entre elas a fusão seletiva a laser (FSL), são as mais utilizadas. Devido a sua alta escoabilidade, é comum que a matéria prima utilizada seja o pó esférico e não o pó irregular. No entanto, o processo de produção de pós esféricos é custoso. A liga Ti53Nb é amplamente empregada na fabricação de materiais supercondutores. Além disso, sua alta biocompatibilidade e baixo módulo de elasticidade apresentam um grande potencial para a fabricação de implantes médicos pelo processo de FSL. Este trabalho visa comparar peças fabricadas por FSL a partir dos pós esféricos e irregulares da liga Ti53Nb, utilizando parâmetros iguais de potência do feixe de laser e velocidade de varredura e diferentes níveis de oxigênio na câmera de fabricação. Para esse fim, foram medidas densidade, dureza e teor de oxigênio e nitrogênio das amostras. Também foi realizada uma comparação entre as diferentes microestruturas obtidas no processo. Encontrou-se que os parâmetros para obter peças de alta densidade dependem da morfologia dos pós e é possível obter alta densidade com altos níveis de oxigênio.


Referência:
HERNÁNDEZ, Jhoan Sebastian Guzmán; NOBRE, Rafael de Moura; RODRIGUES JÚNIOR, Daniel Luiz; NUENS, Enzo Rozenti; BAYERLEIN, Daniel Leal; FALCÃO, Railson Bolsoni; LEVA, Edwin Sallica; OLIVEIRA, Henrique Rodrigues; CHASTINET, Victor Lira; LANDGRAF, Fernando José Gomes. Comparação de peças manufaturadas por fusão seletiva a laser a partir de pós-esféricos e irregulares da liga TI53NB. In: CONGRESSO ANUAL ABM WEEK, 74., 2019, São Paulo. Anais… 13 p. 

 
Mais sobre este centro
 
Contatos
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000