Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Biomass processing focusing on sugar cane bagasse


Tiago Ramos Ribeiro; Guilherme Balardino Niglio; Joo Batista Ferreira Neto; Cyro Takano; Catia Fredericci; Guilherme Lenz


Resumo:

O uso de biomassa como um combustível renovável está em foco atualmente, pois a queima de biocombustíveis não emite gases de efeito-estufa e a fonte de biomassa não é finita. No IPT, um trabalho de pesquisa em gaseificação via fluxo de arraste de bagaço de cana está sendo conduzido. Esta tecnologia demanda combustíveis líquidos ou sólidos submilimétricos, e para o último caso o bagaço necessita ser moído, o que é uma operação de alto custo considerando a biomassa in-natura. Neste cenário se encaixa a torrefação que é um tratamento térmico a temperaturas abaixo 573 K e em atmosferas livres de O2, ocasionando mudanças na estrutura da biomassa o que torna a mesma mais friável. O presente trabalho traz uma revisão bibliográfica sobre o assunto contendo a química da torrefação, balanços de massa e energia e recentes desenvolvimentos tecnológicos.


Referência:
RIBEIRO, Tiago Ramos; NIGLIO, Guilherme Balardino; FERREIRA NETO, João Batista; TAKANO, Cyro; FREDERICCI, Catia ; LENZ, Guilherme . Biomass processing focusing on sugar cane bagasse. In: INTERNATIONAL CONGRESS ON THE SCIENCE AND TECHNOLOGY OF IRONMAKING, ICSTI, 6.; ABM IRONMAKING SEMINAR, 42., ABM IRON ORE SYMPOSIUM, 13., 2012, Rio de Janeiro. Proceedings... 11p.

 
Mais sobre este centro
 
Contatos
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000