Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Efeito da deformao plstica sobre as perdas de excesso em aos eltricos de gro no orientado


Daniel Luiz Rodrigues Jr.; Joo Roberto Filipini da Silveira; Gunther Johannes Lewczuk Gerhardt; Frank PatickMissel; Fernando Jos Gomes Landgraf; Rogrio Machado; Marcos Flvio de Campos


Resumo:

Este trabalho avalia o efeito da deformação plástica sobre a perda de excesso em aço elétrico de grão não orientado. O material sob estudo foi extraído de uma bobina de aço recozido. As chapas extraídas foram laminadas a frio para a produção de amostras com deformação real entre 2% e 29%. A densidade de discordâncias desses corpos de prova foi estimada através de difração de raios X. A análise das propriedades magnéticas se deu através de medição de ruído de Barkhausen e análise dos ciclos de histerese para diferentes valores de indução máxima e frequência de excitação. Os resultados mostram que com a deformação as perdas de excesso tornam-se negligenciáveis. Este comportamento pode ser explicado se for assumido que com a deformação plástica eleva-se o número de paredes de domínio por unidade de volume, diminuindo assim as perdas de excesso. O aumento da área dos picos de Barkhausen com a deformação reproduz resultados obtidos em amostras com diferente teor de silício.


Referência:
RODRIGUES JR., D.L.; SILVEIRA, J.R.F.; GERHARDT, G.J.L.; MISSELL, F.P.; LANDGRAF, F.J.G.; MACHADO, R.; CAMPOS, M.F.de. Efeito da deformação plástico sobre as perdas de excesso em aços elétricos de grão não orientado. In: ABM INTERNATIONAL CONGRESS, 67., 2012, Rio de Janeiro. Proceedings..

 
Mais sobre este centro
 
Contatos
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000