Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Avaliao de revestimentos orgnicos em ambiente marinho tropical


Neusvaldo Lira de Almeida; Zehbour Panossian, Adriana de Araujo; Gutemberg de Souza Pimenta; Joaquim P. Quitela; Marcio B. de Almeida; Gerson V. Vieira


Resumo:
A indústria brasileira de petróleo desenvolve estudos com revestimentos orgânicos de proteção contra a corrosão a fim de reduzir tanto o trabalho de manutenção de estruturas e de equipamentos como o impacto ao meio ambiente. O desempenho destes revestimentos tem sido estudado por meio de testes de corrosão acelerada em laboratório. No entanto, muitos revestimentos requerem de testes representativos das condições reais de operação. Com esse objetivo, foi desenvolvido um laboratório flutuante com cerca de 80 m2 para o estudo de novas tecnologias em revestimentos orgânicos para proteção contra a corrosão atmosférica na condição de imersão, em zonas de respingo, em tanque de lastro, em tanque de óleo e, também, de tintas anti-incrustantes. Este trabalho apresenta resultados de revestimentos de desempenho em condições diferentes para 600 dias. Os revestimentos foram avaliados por bolhas, ferrugem, rachaduras, descamação e corrosão subcutânea. Os revestimentos anti-incrustantes foram avaliados com base na aderência da incrustação.


Referência:
ALMEIDA, N.L; PANOSSIAN, Z; ARAUJO, A. de; PIMENTA, G.S; QUINTELA, J.P; ALMEIDA, M.B; VIEIRA, G.V. Evaluation of organic coatings in tropical marine environment. In: THE EUROPEAN CORROSION CONGRESS, EUROCORR 2011, 2011, Stockholm. Proceedings… 

 
Mais sobre este centro
 
Contatos
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000