Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Desenvolvimento de um provador de corroso ultrassnico e no intrusivo


Camerini, Claudio S.; Patusco, Carlos A. P.; Adamowski, Jlio C.; Buiochi, Flavio; Matuda, Marcelo Y.; Souza, Alan T.; Almeida, Neusvaldo Lira de


Resumo:

A monitoração da corrosão é um dos mecanismos através dos quais se evita e controla o desgaste dos dutos e sua aplicação é exigida por uma norma em diversas situações. As tecnologias tradicionais de provadores de corrosão, como a inserção de cupons, possuem algumas limitações de custos e de segurança operacional, levando a pesquisas para o desenvolvimento de métodos alternativos. No caso de dutos submarinos, o uso de provadores de corrosão via cupons se mostra impraticáveis, ficando limitado o seu uso nos trechos em que o duto é aéreo, isto é, normalmente no início e no fim do duto. Essa restrição compromete fortemente o processo de garantia da integridade de dutos submarino. Visando superar limitações com essa, a PETROBRÁS / CENPES e o departamento de Engenharia Mecatrônica da USP desenvolveram um sistema de ultrassom de altíssima sensibilidade denominado PROVUS, capaz de estimar a taxa de corrosão com precisão. Este sistema apresenta uma série de vantagens sobre os tradicionais cupons, como os fatos de ser: não intrusivo, de fácil manuseio / instalação, mais seguro e mais versátil. Este trabalho apresenta o estágio de desenvolvimento atual do provador de corrosão ultrassônico, a validação do mesmo através de “testes cegos” no IPT (testes em que a taxa de corrosão aplicada só é informada após a detecção do sistema), as aplicações para trechos emersos e submersos de dutos submarinos, assim como para dutos terrestres e as adaptações em cursos para utilização por ROV.


Referência:
CAMERINI, Claudio S.; PATUSCO, Carlos A.P.; ADAMOWSKI, Júlio C.; BUIOCHI, Flavio; Matusa, Marcelo Y.; Souza, Alan T.; Almeida, Neusvaldo Lira de. Desenvolvimento de um provador de corrosão ultrassônico e não intrusivo. In: CONFERÊNCIA SOBRE TECNOLOGIA DE EQUIPAMENTOS, 12., 2013, Porto de Galinhas. Anais... p.1239-1254.

 
Mais sobre este centro
 
Contatos
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000