Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Aplicao de nanotecnologia para estudos com aterramento


Fabiana Yamasaki Martins Vieira; Lui E. Joaquim; Neusvaldo Lira Almeida; Eden L.C. Jr.; Marcio Bispo Almeida; Zehbour Panossian


Resumo:

Este projeto teve como objetivo reduzir a resistência de aterramento de torres de linha de transmissão em solos arenosos de altíssima resistividade elétrica, utilizando recobrimentos de microconcreto condutivo contendo nanopartículas hidrofílicas. É uma tecnologia alternativa e inovadora ao ateraemtno de torres em regiões de estiagem sazonal, onde a eficácia de produtos existentes é insatisfatória. Os resultados obtidos em laboratório e em campo mostraram que cabos de aterramento de aço zincado recobertos com microconcreto contendo nonopartículas hidrofílicas de TiO2 ou SiO2 são eficazes para reduzir a resistência de aterramento. A aplicação em protótipos reduziu a resistência de aterraemtno em quase 90% em relação ao cabo de aterramento sem recobrimento e cerca de 60% em realção a um produto comercail disponível no mercado internacional. A medição da resistência foi feita pelo método da queda do potencial.


Referência:
VIEIRA, Fabiana Yamasaki Martins; JOAQUIM, Luiz Eduardo; ALMEIDA, Neusvaldo Lira de; C. Jr., Eden L. ; ALMEIDA, Marcio Bispo; PANOSSIAN, Zehbour. Aplicação de nanotecnologia para estudos com aterramento. In: CONGRESSO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICO EM ENERGIA ELÉTRICA, CITENEL, 8., 2015 Costa do Sauípe, Ba. Anais... 8 p.

Acesso ao trabalho no site do evento, código do trabalho para pesquisa: PD-4380-0001/2009:
www.citenel.gov.br/pages/exporta_trabalhos.aspx
 

 
Mais sobre este centro
 
Contatos
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000