Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Centros Tecnológicos   >   Livros

Corroso atmosfrica: 17 anos


Neusvaldo Lira de Almeida; Zehbour Panossian



Resumo:
O livro Corrosão Atmosférica 17 anos apresenta os resultados do primeiro estudo sobre corrosão atmosférica iniciada no Brasil. Este estudo foi desenvolvido pelo Laboratório de Corrosão e Proteção do IPT com onze tipos diferentes de materiais metálicos, sendo nove sem revestimentos e dois com revestimento. Os ensaios de exposição atmosférica foram realizados em três regiões do Estado de São Paulo, selecionados de modo a representar as atmosferas rural, urbana e industrial.  Os resultados obtidos neste estudo permitiram classificar os ambientes de exposição, quanto à agressividade aos metais e conhecer o desempenho destes nas atmosferas estudadas. A classificação das atmosferas foi feita com base nas taxas de corrosão de metais de referência para um ano e para dez anos de exposição.
Dentre as atmosferas estudadas, a mais agressiva a todos os metais foi a industrial, seguida pela atmosfera urbana e finalmente pela atmosfera rural. Constatou-se também que na atmosfera rural, não houve diferenças significativas entre o desempenho do aço-carbono ABNT 1005 e dos aços baixa liga ( ASTM A36; ASTMA 572 e ASTM A588). Os produtos de corrosão formados na superfície dos metais foram caracterizados por meio da análise por dispersão de energia, por difratometria de raios x e por espectrometria na região do infravermelho. Dentre estas técnicas, a espectrometria na região do infravermelho não permitiu identificar a natureza dos produtos de corrosão.


Referência
ALMEIDA, Neusvaldo Lira de; PANOSSIAN, Zehbour. Corrosao atmosferica: 17 anos. Sao Paulo : IPT, 1999. 130p. ( IPT Publicação 2583 )


Este livro encontra-se disponível para venda:

Associação Brasileira de Corrosão - ABRACO
Telefone (11) 3719-5726 ou pelo email: biblioteca@abraco.org.br.

 
 
Contato
  • Centro de Tecnologia em Metalurgia e Materiais - CTMM
  • lpm@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4147