Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Centros Tecnológicos   >   Livros

Desafios e oportunidades luz das tendncias mundiais (captulo de livro)


Sandra Lcia de Moraes; Alexandre Magno de Souza; Giovanna Setti; Nestor Kenji Yoshikawa; Ana Paula Queiroz


Resumo:

No cenário internacional, os Estados Unidos se destaca como o maior e mais maduro mercado mundial de  remediação de áreas contaminadas, bem como o que mais investe no setor. Os Estados Unidos se destaca ainda como o país que mais aplica tecnologias que visam o tratamento e a redução da massa de contaminantes. A União Europeia vem na sequência, no entanto, no que diz respeito à aplicação de tecnologias que visam o tratamento, esta se assemelha ao Brasil, prevalecendo a aplicação das técnicas de escavação de solo e bombeamento. Ainda que a legislação brasileira seja recente, é bastante sofisticada. No entanto, o gerenciamento de áreas contaminadas no país
se encontra ainda em desenvolvimento. Isto porque não há legislação específica para regulamentar a matéria, seja para orientação das ações dos responsáveis pela contaminação, seja para a atuação das empresas de remediação; aliada a este fato, não há tratamento prioritário do tema por parte dos órgãos ambientais.


Referência:
MORAES, Sandra Lúcia; MAXIMINIANO, Alexandre Magno de Sousa; SE|TTI, Giovanna; YOSHIKAWA, Nestor Kenji; QUEIROZ, Ana Paula. Desafios e oportunidades à luz das tendências mundiais. In: TEIXEIRA, Cláudia Echevenguá; MOTTA, Flávia Gutierrez; MORAES, Sandra Lúcia de. (Orgs.). Panorama GAC [livro eletrônico]: mapeamento da cadeia de gerenciamento de áreas contaminadas. São Paulo: IPT, 2016. Cap.7, p.131-138. (IPT Publicação; 3024)

 
 
Contato
  • Centro de Tecnologia em Metalurgia e Materiais - CTMM
  • lpm@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4147