Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Centros Tecnológicos   >   Livros

Cadeia de conhecimento de reas contaminadas (captulo de liro)


Cludia Echevengu Teixeira; Eduardo Maziero Saccoccio; Claudia Brito Silva Cirani


Resumo:

Neste capítulo está apresentado o levantamento realizado para mapear a cadeia de conhecimento associada ao gerenciamento de áreas contaminadas. Entende-se que, nessa cadeia, as instituições de ensino superior e técnico, bem como as instituições de pesquisa, são as dinamizadoras da formação de recursos humanos nesse tema, bem
como na produção de conhecimento científico e técnico. Destaca-se que a formação e a capacitação de profissionais pode envolver cursos de graduação, cursos de pós-graduação strictu sensu (mestrados acadêmicos, mestrados profissionais e doutorado), cursos de especialização (lato sensu) e outros cursos de curta duração. Para avaliar a cadeia de conhecimento do gerenciamento de áreas contaminadas, foram realizadas pesquisas em portais de busca especializados com o objetivo de levantar os especialistas, as instituições formadoras de mão-de-obra especializada, os grupos de pesquisa e os artigos publicados relacionados ao tema áreas contaminadas.


Referência:
TEIXEIRA, Cláudia Echevenguá; SACCOCCIO, Eduardo Maziero; CIRANI, Claudia Brito Silva. Cadeia de conhecimento de áreas contaminadas. In: TEIXEIRA, Cláudia Echevenguá; MOTTA, Flávia Gutierrez; MORAES, Sandra Lúcia de. (Orgs.). Panorama GAC [livro eletrônico]: mapeamento da cadeia de gerenciamento de áreas contaminadas. São Paulo: IPT, 2016. Cap.6, p. 117-129. (IPT Publicação; 3024)

 
 
Contato
  • Centro de Tecnologia em Metalurgia e Materiais - CTMM
  • lpm@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4147