Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Desenvolvimento de supply boats para operaes na Bacia de Santos


James Manoel Guimares Weiss; Richard Schachter; Floriano Carlos Martins Pires Jr.; Helio Mitio Morishita; Andr Bergsten Mendes; Thiago Pontin Tancredi; Jean Carlo Viterbo


Resumo:

O artigo apresenta resultados parciais do projeto conceitual de uma embarcação de apoio marítimo destinada a atender aos requisitos operacionais da região de petróleo e gás localizada na Bacia de Santos. Esta região, distante cerca de 300 quilômetros de costa, se caracteriza prela prevalência de condições ambientais mais adversas e/ou bastante distintas daquelas encontradas em outras localidades do mundo. Para enfrentar as grandes distâncias envolvidas, bem como as condições ambientais mais severas, uma nova geração de embarcações de apoio está sendo envolvida. Na fase de projeto do casco foram estudadas duas vertentes de projeto: (1) variações sistemáticas das formas de popa, dos tipos de proa e do centro de carena, visando minimizar a resistência ao avanço e os movimentos em ondas (seakeeping) e (2) definição por otimização paramétrica em função das funcionalidades exigidas para a embarcação. Diante da perspectiva de significado aumento da demanda por essas embarcações e da mudança tecnológica para sistemas de propulsão diesel-elétricos, o trabalho também apresenta oportunidades e restrições econômicas ao desenvolvimento de máquinas e equipamentos nacionais que poderão equipar essas embarcações. O objetivo final desta pesquisa é selecionar concepções de projeto, maquinário e equipamentos a serem introduzidos no pacote de projeto e maquinário de uma embarcação de apoio de 4500 DWT.


Referência:
WEISS, J.M.G.; SCHACHTER, R.; PIRES JR., F.C.M.; ASSIS, L.F.; MORISHITA, H.M.; MENDES, A.B.; TANCREDI, T.P.; VITERBO, J.C. Desenvolvimento de supply boats para operações na Bacia de Santos. In: CONGRESSO NACIONAL DE TRANSPORTE AQUAVIÁRIO, CONSTRUÇÃO NAVAL E OFFSHORE, 24., 2012, Rio de Janeiro. Anais... 16 p.