Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Insero de tubulao metlica para GLP sob re roletes mancalizados revestidos com material polimrico: avaliao da fora requerida e perdas obeservadas


Alfredo Demetres Vidal; Luiz Eduardo Lopes; Yabbis Calapodopulos


Resumo:

Este trabalho analisa as forças e as perdas observadas, quando da inserção de tubulações para transporte de GLP ao longo de túnel escavado em rocha, com aclive de 3%, sobre roletes montados sobre mancais de rolamento, revestidos com uma camada espessa de material polimérico. No projeto simulado do gasoduto são consideradas duas tubulações metálicas montadas paralelamente, tendo cada uma o diâmetro externo de 762 mm (30”), espessura 19 mm, sendo constituídas por segmentos de tubo com 12 m de extensão soldados entre si, formando uma peça única com comprimento total de 5.100 m. Cada tubulação é sustentada por meio de 340 suportes metálicos, espaçados de 15 m entre si. Cada um desses suportes conta com dois mancais de rolamento suportando um rolete destinado a centralizar e guiar a tubulação ao longo do túnel durante sua inserção. O rolete é revestido externamente com espessa camada de material polimérico visando evitar danos ao revestimento protetivo da tubulação durante a operação. Para simulação em laboratório, das condições mais relevantes do processo de inserção, foi concebido, projetado e construído um dispositivo especial de ensaio dinâmico que simula a inserção linear da tubulação e aplicação da carga radial sobre os roletes revestidos. Para medição do torque aplicado ao eixo de acionamento do dispositivo ( tambor), foi desenvolvido, construído e instalado um sistema de medição de torque constituído de eixo instrumentado com extensômetros, condicionador, coletor para transmissão e condicionador e digitalizador de sinais. O transdutor de torque foi projetado para medir até 3.500 Nm em ambos os sentidos de rotação. Os resultados dos ensaios indicam que os roletes revestidos de material polimérico, para proteger o revestimento externo protetivo, não foram efetivos em atingir tal objetivo e aumentam significativamente os esforços necessários para inserção da tubulação.


Referência:
VIDAL, Alfredo Demetres; LOPES, Luiz Eduardo; CALAPODOPULOS, Yannis. Inserção de tubulação metálica para GLP sobre roletes mancalizados revestidos com mateiral polimérico : avaliação da força requerida e perdas observadas. In: RIO OIL & GAS EXPO AND CONFERENCE, 2014, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: IBP, 2014. 10 p.