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Esforos em amarras de navio atracado devido passagem de outra embarcao


Adriano Axel Pilopas Pereira; James Manoel Guimares Weiss; Maria Aparecida Padilha Gandara Mendes


Resumo:
A movimentação de navios em canais de navegação de portos induz forças de surge e sway momentos de yam em navios atracados ao longo desses canais. As limitações de profundidade e largura dos canais de navegação amplificam os efeitos da interação hidrodinâmica entre as embarcações ocasionando picos de forças significativos nos cabos de atracação. Esta questão tem sido objeto de atenção de operadores portuários devido ao significativo número de incidentes envolvendo a ruptura de amarras em navios atracados. Vários métodos empíricos e numéricos foram desenvolvidos para avaliar a intensidade de forças e momentos que incidem sobre uma embarcação atracada devido à passagem de outra embarcação. Programas de testes com modelos em escala têm sido utilizados com o objetivo de validar, calibrar ou propor correções às formulações existentes. Uma vez obtido as estimativas das forças e momentos atuante sobre o casco da embarcação, resta dimensionar o sistema de amarração dos navios atracados. A segurança da atracação depende do número, calibre e elasticidade dos cabos de amarração, além da pré-tensão aplicada a esses cabos. Esse trabalho apresenta o desenvolvimento de um método de estimação das forças que ocorrem nos cabos de amarração de navios atracados devido à passagem de outros navios em canais de navegação por meio de uma simulação no domínio do tempo, em ambiente Matlab.


Referência:
PEREIRA, Adriano Axel Pliopas; WEISS, James Manoel Guimarães; MENDES, Maria Aparecida Padilha Gandara. Esforços em amarras de navio atracado devido à passagem de outra embarcação. In: CONGRESSO NACIONAL DE TRANSPORTE AQUAVIÁRIO, CONSTRUÇÃO NAVAL E OFFSHORE, 25., 2014, Rio de Janeiro. Anais... 15 p.