Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Comparao entre os resultados de carregamento devido ao vento obtidos por norma e ensaio em tnel de vento de edifcio esbelto


Gilder Nader; Carolina Moreira Ribeiro; Gabriel Borelli Martins; Paulo Jos Saiz Jabardo


Resumo:

Este trabalho tem como objetivo comparar o carregamento devido ao vento, em uma edificação alta e esbelta, obtido por meio de norma e de ensaio de modelo reduzido em túnel de vento. O edifício em estudo apresenta um desenho que mescla elipses com retângulos. Assim, optou-se por comparar o resultado experimental ora com um edifício de forma elíptica, ora com um de forma retangular. De modo geral, observou-se que o carregamento obtido por túnel de vento chegou a ser 50% inferior, quando comparado ao edifício de forma retangular da norma, e 10% superior ao da forma elíptica da norma. Esses resultados comprovam que para edificações de formas complexas, é recomendável o uso de túnel de vento para determinação dos carregamentos do vento, pois são obtidos assim, resultados confiáveis e que podem gerar grande economia na obra. Palavras chave: túnel de vento, coeficientes de pressão, esforços do vento, momento de tombamento, força de arrasto, modelo em escala reduzida.


Referência:
NADER, Gilder; RIBEIRO, Carolina Moreira; MARTINS, Gabriel Borelli; JABARDO, Paulo José Saiz. Comparação entre os resultados de carregamento devido ao vento obtidos por norma e ensaio em túnel de vento de edifício esbelto. In: SMPÓSIO INTERNACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA USP, 21., 2013, São Paulo. Atas... 3 p.

Acesso ao Resumo expandido do trabalho em PDF:
escriba.ipt.br/pdf/172032A.pdf