

12.08.19
Metrologia aeroespacial
IPT participa de fórum para discussão de melhores práticas na engenharia aeronáutica, espacial e de defesa
Para apresentar as melhores práticas usadas na engenharia aeronáutica, espacial e de defesa e como realizar a incorporação delas nas empresas, a National Instruments promoveu no dia 8 de agosto o Aerospace and Defense Forum na cidade de São José dos Campos (SP). O encontro reuniu profissionais das três áreas da engenharia para discutir desafios tecnológicos em níveis nacional e global, estabelecer contatos e participar de discussões com profissionais de diferentes instituições de pesquisa e empresas do Brasil.
O Laboratório de Metrologia Elétrica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) participou do fórum em duas frentes: uma apresentação da importância da calibração para sistemas de testes e
![]() |
Pesquisador Fabricio Torres (ao centro): apresentação da importância da calibração para sistemas de testes e medição no fórum e divulgação de produtos e serviços foram feitas pelo IPT |
Três salas foram disponibilizadas pelos organizadores para workshops e palestras – no caso do IPT, o responsável foi o pesquisador Fabricio Gonçalves Torres: “Fiz uma introdução dos conceitos de metrologia e de calibração, e de como elas influenciam os sistemas de medição e as atividades do segmento de aeronáutica e defesa. Apresentei algumas ideias de como as empresas devem comprar instrumentos de medição e como escolher o equipamento correto para atendimento a um determinado objetivo”, explica ele, lembrando que o público presente era formado basicamente de profissionais da Embraer, Exército, Marinha e Aeronáutica; fabricantes de peças; acadêmicos (ITA e Centro Paula Souza, principalmente) e estudantes.
O laboratório do IPT é o único oficialmente em toda a América do Sul a prestar serviços de calibração para os sistemas fabricados pela National Instruments. Uma área de exposição foi montada para as empresas divulgarem seus produtos e serviços: a plataforma ProCal foi o principal produto divulgado pelo IPT, explica o pesquisador Artur Augusto Martins.
“Mostramos como uma aplicação desenvolvida no laboratório pode melhorar a experiência das empresas quando é contratado um serviço de calibração; falamos também sobre uma aplicação mais avançada para integração dos nossos resultados com o sistema de medição dos clientes – em outras palavras, o objetivo é mostrar como é possível fazer a transformação digital dos resultados da calibração diretamente nas empresas”, afirma ele. “Este tema está em alta, mas ainda não tão presente na área de testes e medições. Foi uma oportunidade para mostrar uma aplicação real do conceito”.
Soluções