Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Centros Tecnológicos   >   Projetos

compartilhe

Rastreabilidade na Medio de Grandes Foras


Realizao da grandeza fora entre 6 MN e 18 MN


Os resultados dos ensaios destinam-se à pesquisa de novos materiais, ao desenvolvimento de produtos e processos e ao laço de garantia da qualidade do produto e processo. Um exemplo de aplicação recente, de relevância crescente e destacada, refere-se à qualificação de elementos de ancoragem de plataformas quanto à sua carga de ruptura. O pioneirismo da indústria nacional na exploração de petróleo em águas profundas, na chamada camada pré-sal, tem entre um de seus vários desafios a garantia da integridade das amarras, i.e., corrente utilizada para ancoragem de unidades flutuantes, submetidas a forças de elevada magnitude, sob o risco de pôr em risco toda a plataforma no evento de um rompimento.

A comunidade metrológica tem direcionado esforços significativos nos últimos anos à questão da transferência da rastreabilidade aos resultados das medições de grandes forças. A demanda forte por ensaios de grandes forças, i.e., forças com magnitude superior a 5 MN, tem tido reflexo direto e imediato na demanda por desenvolvimentos no tema caracterização metrológica de instrumentos, seja pela presença de requisitos normativos que precisam ser cumpridos, seja pela própria necessidade de assegurar resultados de medição válidos.

Para pequenas e médias forças, a disponibilidade de padrões e meios para calibrá-los pode ser considerada satisfatoriamente atendida pelo mercado; vários são os laboratórios acreditados que integram a Rede Brasileira de Calibração - RBC/Inmetro para a prestação de serviços de calibração de equipamentos e padrões de medição de força. O mesmo, porém, não se observa para a faixa de grandes forças. Este projeto de desenvolvimento científico e tecnológico visa a estender a capacidade de realização da grandeza força para 6 MN (direta) e 18 MN (método pirâmide), através da modernização do gerador de força instalado no Laboratório de Metrologia Mecânica.