Cursos de Especializao e curta durao


compartilhe

Curso de Biomassa Slida: Aplicao Energtica e Caracterizao




OBJETIVOS

Este curso tem por objetivo abordar o panorama atual da biomassa no Brasil, conceitos, processos de cogeração de energia, metodologias de caracterização químicas e físico-químicas. Fornecer informações técnicas para a difusão do uso da biomassa sólida como fonte de energia renovável.

PÚBLICO

Profissionais envolvidos no setor energético brasileiro, setores agroindustrial e agrícola, empresas públicas e privadas, instituições governamentais, pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação.

CARGA HORÁRIA

Vagas para grupo de 30 pessoas
Data: 17/08/2019
Carga horária: 8 h


PROGRAMA

8h - Credenciamento e café
8h30 - Abertura
8h30 – 9h50: Sessão 1 - Panorama da biomassa (Ma. Monica Anater - IEE).
      • Biomassa: Introdução, Conceitos, Definições e fontes
      • Matriz energética mundial e brasileira
      • Aspectos técnicos, econômicos, ambientais e sociais
      • Inovações na área de biomassa
9h50 – 11h00: Sessão 2 – Caracterização energética (Me. Jorge Santos - IPT).
      • Metodologias para caracterização.
      • Caracterização de Biomassa energética (Amostragem, Umidade, Cinzas,  Voláteis, Enxofre, Carbono, Hidrogênio, Nitrogênio, Carbono fixo, Densidade aparente, Oxigênio, PCS e Cloro)
11h00 – 11h20: Intervalo para Coffe-Break

11h20 – 12h30: Sessão 3 – Combustão e uso das propriedades (Me. Ademar Ushima - IPT).
      • Estequiometria das reações de combustão 
      • Importância das análises químicas e físico-químicas na operação dos equipamentos
      • Cuidados e cálculos de vazão de ar
12h30 – 14h00: Intervalo para Almoço
14h30 – 15h00: Visita ao laboratório (Ma Ligia Antunes e Me Jorge Santos)
15h00 – 16h30: Sessão 4 – Caracterização em laboratório (Me Jorge e Rafael Camargo)
       • Demonstração dos equipamentos e ensaios em biomassa sólida
       • Interpretação de resultados
17h - Encerramento do curso / entrega dos certificados


INSCRIÇÕES / PRE-MATRICULA : CLIQUE AQUI

INVESTIMENTO*

Valor: R$ 600,00 (parcelamos até 2 vezes)
Inclui fornecimento de:

•Café da manhã
•Material de apoio
•Coffee break
•Almoço
•Estacionamento
 
*As despesas de transporte e eventual hospedagem correrão por conta do participante.


LOCAL

IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) – Av. Professor Almeida Prado, 532 – Prédio 56 – Térreo – Cidade Universitária – São Paulo / SP


INSTRUTORES

Ma. Monica Anater
Doutoranda em Energia pelo Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa em Bioenergia - Gbio. Mestre em Bioenergia pela Universidade Federal do Paraná (2017) onde atuou no Centro de Excelência em Pesquisas sobre Fixação de Carbono na Biomassa (BIOFIX). Bacharel em Engenharia de Energia, pela Universidade Federal da Grande Dourados (2014). Tem experiência em balanço energético, balanço de emissões, energia da biomassa, qualidade de carvão vegetal e dimensionamento de sistemas energéticos.

Pesquisador Me Ademar Hakuo Ushima
Possui graduação em Engenharia Química pela Escola Politécnica pela Universidade de São Paulo (1977) e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, atuando no Laboratório de Engenharia Térmica. Tem experiência nas áreas de Engenharia Mecânica e Química, com ênfase em Engenharia Térmica, atuando principalmente em projetos de P&D e prestação de serviços tecnológicos envolvendo combustão e gaseificação de combustíveis e resíduos sólidos (biomassa, carvão mineral, lixo, resíduos de ETE etc.), diagnósticos energéticos, incineração de resíduos sólidos urbanos, hospitalar e industrial, conservação de energia, avaliação técnica e econômica de processos de combustão e gaseificação. Ministra cursos de especialização em combustão e gaseificação de combustíveis sólidos.

Pesquisadora Ma. Ligia A.A. de Sousa
Possui graduação em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Fundação Armando Álvares Penteado (1981). Mestre em Tecnologia Ambiental, com ênfase em Mitigação de Impactos Ambientais, pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (2012). Atualmente é pesquisador I do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Tintas, Combustíveis e Lubrificantes, atuando nos seguintes temas: combustíveis, lubrificantes, biocombustíveis e biomassa.

Me. Jorge Luis Dias dos Santos
Mestrado em Processos Industriais (2014), graduação em Química Industrial - Faculdades Oswaldo Cruz (2008) e Técnico em Química pelo Colégio Estadual de São Paulo (1999). Atualmente trabalha no Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Experiência de 20 anos na área de biocombustíveis trabalhando com caracterização de biomassa, madeira, residuo sólido urbano, biodiesel, carvão vegetal, etanol e na area petroquímica em caracterização química e físico-química de derivado de petróleo . Gerente de Projeto de Capacitação e auditor técnico.



 
Cursos de Especialização e curta duração