Cursos de Especializao e curta durao


compartilhe

Biomassa Slida: Aplicao Energtica e Caracterizao


INTRODUÇÃO

A biomassa é responsável por cerca de 9 % de toda energia elétrica gerada no pais - segundo levantamento do ANEEL (2016), o Brasil possui um total de 523 usinas de produção energética em operação cuja fonte de geração é a biomassa. Seu uso como combustível aumenta a diversificação da matriz energética brasileira, reduzindo a dependência dos combustíveis fósseis não renováveis.

Com tantas fontes de biomassa disponíveis no país, como florestas plantadas e resíduos da matéria orgânica produzida no setor agrícola e florestal, de indústrias e da pecuária, é essencial aos profissionais do mercado aprenderem a gerir a sua biomassa, a fim de adequar sua qualidade, otimização de processo, armazenamento, logística, amostragem, preparo do material e potencial energético, tanto para a cogeração de energia como para comercialização.


PROPOSTA TEMÁTICA DO CURSO

O curso tem por objetivo abordar o panorama atual da biomassa no Brasil, conceitos, processos de cogeração de energia, metodologias de caracterização químicas e físico-químicas, bem como fornecer informações técnicas para a difusão do uso da biomassa sólida como fonte de energia renovável.


PÚBLICO ALVO

Profissionais envolvidos no setor energético brasileiro, setores agroindustrial e agrícola, empresas públicas e privadas, instituições governamentais, pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação.


DATA

23 de novembro de 2019, das 8h às 17h
Carga horária: 8h


LOCAL

IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) – Av. Professor Almeida Prado, 532 – Prédio 50 (auditório) – Térreo – Cidade Universitária – São Paulo / SP


INVESTIMENTO

Valor: R$ 800,00 (parcelado em até 2 vezes)

Inclui fornecimento de:
- Material de apoio
- Café da manhã
- Coffee break
- Almoço
- Estacionamento

As despesas de transporte e eventual hospedagem correrão por conta do participante.


INSCRICÕES: CLIQUE AQUI


PROGRAMA

8h - Credenciamento e café
8h30 - Abertura
8h50 – 10h00: Sessão 1 - Panorama da biomassa (Ana Paula de Souza Silva - IPT)
• Biomassa: Introdução, Conceitos, Definições e fontes
• Matriz energética mundial e brasileira
• Aspectos técnicos, econômicos, ambientais e sociais
• Inovações na área de biomassa
10h00 – 10h30: Sessão 2 – Caracterização energética (Jorge Luis Dias dos Santos - IPT) - 1ª parte.
• Metodologias para caracterização.
10h30 – 10h50: Intervalo para Coffe-Break
10h50 - 11h50: Sessão 2 - Caracterização energética (Jorge Luis Dias dos Santos - IPT) - 2ª parte.
• Caracterização de Biomassa energética (Amostragem, Umidade, Cinzas, Voláteis, Enxofre, Carbono, Hidrogênio, Nitrogênio, Carbono fixo, Densidade aparente, Oxigênio, PCS e Cloro)
11h50 – 13h10: Sessão 3 – Combustão e uso das propriedades (Ademar Hakuo Ushima - IPT).
• Estequiometria das reações de combustão
• Importância das análises químicas e físico-químicas na operação dos equipamentos
• Cuidados e cálculos de vazão de ar
13h10 – 14h10: Intervalo para Almoço
14h10 – 14h30: Visita ao laboratório e divisão dos grupos
14h30 – 16h30: Sessão 4 – Caracterização em laboratório
• Demonstração dos equipamentos e ensaios em biomassa sólida
• Interpretação de resultados
17h - Encerramento do curso / entrega dos certificados


INSTRUTORES

Ademar Hakuo Ushima

Possui graduação em Engenharia Química pela Escola Politécnica pela Universidade de São Paulo (1977) e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, atuando no Laboratório de Engenharia Térmica. Tem experiência nas áreas de Engenharia Mecânica e Química, com ênfase em Engenharia Térmica, atuando principalmente em projetos de P&D e prestação de serviços tecnológicos envolvendo combustão e gaseificação de combustíveis e resíduos sólidos (biomassa, carvão mineral, lixo, resíduos de ETE etc.), diagnósticos energéticos, incineração de resíduos sólidos urbanos, hospitalar e industrial, conservação de energia, avaliação técnica e econômica de processos de combustão e gaseificação. Ministra cursos de especialização em combustão e gaseificação de combustíveis sólidos.

Jorge Luis Dias dos Santos
Possui Mestrado em Processos Industriais (2014), graduação em Química Industrial - Faculdades Oswaldo Cruz (2008) e Técnico em Química pelo Colégio Estadual de São Paulo (1999). Atualmente trabalha no Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Experiência de 19 anos na área petroquímica em ensaios químicos e físico-químicos em óleo lubrificante, óleo combustível, biodiesel, biomassas sólidas, aditivos, solventes, carvão mineral, carvão vegetal, gasolina, gasolina de aviação, querosene, etanol e óleo diesel. Instrumentação, cromatografia e determinação de número de cetano e octanagem métodos MON E RON. Gerente de Projeto de Capacitação. Controle de qualidade, gráfico de controle, validação de metodologias, implementação de novos ensaios e auditor técnico. Coordenador de cursos de biomassa sólida e combustíveis.

Ana Paula de Souza Silva
Possui graduação em Engenharia Florestal (2003) e Mestrado em Ciência Florestal (2005) na área de Hidrologia Florestal e Manejo de Bacias Hidrográficas pela Universidade Federal de Viçosa, realizou um Intercâmbio com o European Bioenergy Research Institute na Aston University na Grã-Bretanha (2014-2015) capacitando em pirólise rápida de biomassa. Atualmente é Doutoranda no Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (USP) e Pesquisadora do Centro de Tecnologia de Recursos Florestais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo atuando na área de Sustentabilidade de Recursos Florestais e Bioenergia.


OUTRAS INFORMAÇÕES

Andréa Valero - (11) 3767-4226 - Email: cursos@ipt.br

 
Cursos de Especialização e curta duração