Cursos de Especializao e curta durao


compartilhe

Anlise de gases de combusto na indstria, o qu, por qu e como medir




INTRODUÇÃO

Inovação e sustentabilidade mobilizam as mais modernas empresas ao redor do mundo. Hoje, a queima adequada de combustíveis industriais é fator de maior eficiência, ganhos ambientais e de produtividade em diversos setores da produção. Sua implementação exige concepções inovadoras, que concorrem para uma atividade econômica mais sustentável.

Dentro desse contexto, é de suma importância técnicos da indústria possuírem conhecimento sobre instrumentos e métodos utilizados na determinação da composição dos gases gerados em processos industriais de combustão e conhecerem as principais empresas do setor.


PROPOSTA TEMÁTICA DO CURSO

Transferir a técnicos da indústria informações sobre instrumentos e métodos utilizados na determinação da composição dos gases gerados em processos industriais de combustão.

Propiciar a técnicos da indústria contato com instrumentos de análise de gases de combustão e empresas do setor.


METODOLOGIA

Aulas expositivas, utilizando-se recursos multimídia, e práticas nas instalações do Laboratório de Engenharia Térmica.


PÚBLICO-ALVO

Profissionais de formação técnica envolvidos em atividades de especificação, operação ou manutenção de sistemas de análise de gases de combustão industrial.


DATA

28 e 29 de novembro, das 8h00 às 17h00


LOCAL

IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) – Av. Professor Almeida Prado, 532 – Prédio 56 – Térreo – Cidade Universitária – São Paulo/SP


INVESTIMENTO

Taxa de inscrição: R$ 2.000,00

Inclui:
- material didático (cópias impressas das telas PowerPoint apresentadas pelo palestrante, pen drive contendo o arquivo da apresentação e o aplicativo desenvolvido pelo LET para cálculos estequiométricos)
- catálogos de empresas do segmento de análise de gases de combustão industrial
- almoço
- coffee-break


INSCRICÃO: CLIQUE AQUI


CONTEÚDO

1. Estequiometria das reações de combustão

Combustíveis e comburentes; equações básicas da combustão; coeficiente (excesso) de ar (oxigênio); parâmetros importantes na combustão; apresentação do aplicativo “AComb - análise de combustíveis industriais” (registro no INPI em 14.06.1995 sob no 01127-1 em nome do IPT, de autoria de Clayton Dimas Ribeiro Fernandes) desenvolvido para efetuar cálculos estequiométricos.

2. Balanços de massa e energia em processos industriais de combustão

Métodos direto e indireto de cálculo de rendimento térmico; volume de controle; potência fornecida, útil e perdas; influência de parâmetros e estratégias para o aumento do rendimento.

3. Poluição atmosférica e legislação ambiental

Aspectos toxicológicos e ambientais: poluentes primários e secundários, smog, chuva ácida, ataque à camada de ozônio, efeito estufa (créditos de carbono, projetos MDL); padrões de qualidade de ar e de emissão.

4. Formação e abatimento de poluentes atmosféricos

Mecanismos de formação de poluentes atmosféricos: material particulado (MP), óxidos de nitrogênio (NOx) e compostos de enxofre (SOx); influência de parâmetros operacionais dos equipamentos nas emissões; técnicas de abatimento aplicadas ao combustível, ao processo e aos gases de combustão.

5. Técnicas e instrumentos de medição da composição dos gases de combustão

Métodos contínuos (in situ e extrativos) e descontínuos (métodos EPA); analisadores contínuos: princípios de medição, características, aplicação, fabricantes; sistemas de amostragem, calibração e condicionamento de amostra; unidade móvel do IPT de monitoramento de processos industriais.

6. Segurança e sistemas de controle de combustão

Segurança em sistemas de combustão: requisitos NBR 12.313, flame safeguard (proteção e segurança de chama), funcionalidade e conceito de programadores, detectores de chama; tipos de controle: proporcional; servos e atuadores; inversores de frequência; limites e loopings de controle.

7. Visita ao Laboratório de Engenharia Térmica (LET) do IPT

Apresentação das instalações do laboratório de combustão (fornalhas de testes, instrumentação) e da unidade móvel de monitoramento; acompanhamento da operação de uma das fornalhas e de um conjunto de analisadores de gases de combustão.

8. Contato com empresas do setor de análise de gases de combustão

Contato com fabricantes, representantes e revendedores de instrumentos de análise de gases de combustão e com empresas especializadas em medições em chaminés (catálogos e instrumentação).


PROFESSORES

O curso será ministrado pela equipe técnica do Laboratório de Engenharia Térmica (LET) do Centro de Tecnologia Mecânica, Naval e Elétrica (CTMNE) do IPT e terá a participação de palestrantes convidados - representantes de empresas do setor de análise de gases.

O coordenador do curso - engenheiro Renato Vergnhanini Filho, pesquisador do LET, formado em 1980 em engenharia química pela Universidade Mackenzie, desenvolve estudos e presta serviços no IPT há mais de 40 anos na área de formação e emissão de poluentes atmosféricos em processos de combustão em fontes estacionárias, como fornos, caldeiras, turbinas a gás, incineradores (tel. 011 3767 4798, e-mail: vergnhan@ipt.br).


OUTRAS INFORMAÇÕES

Andréa Valero – e-mail: cursos@ipt.br – fone: (11) 3767-4226

 
Cursos de Especialização e curta duração