Cursos de Especializao e curta durao


compartilhe

MBA Executivo em Energia


Horário: As aulas serão ministradas quinzenalmente, aos sábados das 8h30 às 17h30.
Carga horária: 400 horas
Inicio: 01/02/2020
Coordenação Geral: Prof. Dr. Eduardo Luiz Machado
Coordenação Executiva: Prof. Leonardo S. Caio, MSc


O IPT

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT é um instituto vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e há mais de cem anos colabora para o processo de desenvolvimento do País.

Um dos maiores institutos de pesquisas do Brasil, o IPT conta com laboratórios capacitados e equipe de pesquisadores e técnicos altamente qualificados, atuando basicamente em quatro grandes áreas - inovação, pesquisa & desenvolvimento; serviços tecnológicos; desenvolvimento & apoio metrológico, e informação & educação em tecnologia.

Atento às necessidades dos setores público e privado, provê soluções e serviços tecnológicos que visam aumentar a competitividade das empresas e promover a qualidade de vida.

Por meio de doze centros tecnológicos, atua de forma multidisciplinar, contemplando os mais diversos segmentos como energia, transportes, petróleo & gás, meio ambiente, construção civil, cidades, saúde e segurança.

É referência nacional na área metrológica, com diversos laboratórios acreditados pelo Cgcre/Inmetro.

Além dos projetos em pesquisa, desenvolvimento e inovação existentes, estão sendo ampliadas as áreas de atuação em nanotecnologia, novos materiais, estruturas leves e bioenergia.

Mais moderno e integrado, sintonizado com as oportunidades e demandas de desenvolvimento tecnológico e preparado para ser um elo qualificado entre universidades, centros de pesquisa e setor empresarial, o IPT mantém seu papel colaborativo no desenvolvimento do País.


MOTIVAÇÕES

O Brasil já atuou fortemente em vários segmentos do Setor de Energia: Desenvolveu um respeitável parque hidrelétrico; criou o Programa Proálcool que revolucionou o uso dos motores Ciclo Otto; promoveu a bioeletricidade; desenvolveu tecnologias para extração de petróleo e gás em águas ultra profundas; e implementou várias outras iniciativas que resultaram em uma matriz energética diversificada e de baixo impacto ambiental quando comparada com o consumo energético mundial.

No entanto, a oferta de energia necessita ser ampliada para atender as expectativas do crescimento econômico e da melhoria da qualidade de vida. Esse novo desafio acontece em meio a uma forte pressão mundial, que define regras para uma economia de baixo carbono para conter o aquecimento global. Em paralelo, os grandes projetos de usinas hidrelétricas se esgotaram com a Usina Belo Monte, ainda em construção.

As perspectivas de novos investimentos no Setor de Energia apontam excelentes oportunidades de negócios e grandes desafios para empresas e profissionais de diversas atividades econômicas. Os especialistas que possuírem conhecimentos técnicos e visão empreendedora ampliarão as possibilidades de ocuparem posições estratégicas nesse enorme e diversificado mercado, essencial para que as outras atividades possam coexistir.


OBJETIVOS

• Conhecer as bases do modelo energético nacional e as expectativas de modernização do setor elétrico; Entender os desafios e oportunidades da Indústria de Petróleo e Gás, inclusive os conceitos de políticas específicas; e entender os aspectos de licenciamento ambiental aplicáveis no Setor de Energia.

• Fornecer uma visão geral das tecnologias focadas em energias renováveis, considerando aspectos técnicos, econômicos e ambientais. Serão abordadas as seguintes fontes: PCH; bioenergia; solar fotovoltaica; eólica e recuperação energética de Resíduos Sólidos Urbanos.

• Conhecer os fundamentos dos cálculos das tarifas de energia elétrica e obter uma visão geral de todas as etapas que envolvem os leilões; Conhecer as soluções Smart Grid; e Conhecer os principais riscos envolvidos na comercialização de energia elétrica com base nos desafios e oportunidades emergentes e as características estruturais do mercado livre.

• Apresentar os modelos e tecnologias para aplicação da eficiência energética com ênfase nos principais usos finais de energia; Conhecer as características da cogeração e da climatização e analisar as possibilidades de viabilidade técnica, econômica e ambiental.

• Obter uma visão geral do planejamento estratégico no Setor de Energia e as etapas para a estruturação de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental; Conhecer as fontes de recursos para projetos em Energia; e Entender as melhores práticas de gerenciamento de projetos em energia.

• Conhecer as práticas da governança corporativa e seus impactos nos processos na tomada de decisão nas políticas empresariais; Ampliar a consciência da importância do desempenho da liderança na sustentabilidade das empresas atuantes no Setor de Energia; Conhecer as estratégias em solução de conflitos com base na negociação e mediação; e Discutir processos de inovação em organizações.


PÚBLICO-ALVO

Profissionais diplomados em curso superior que almejam obter conhecimentos específicos e uma visão executiva para assumir novos desafios no Setor de Energia.


CONCEPÇÃO DO PROGRAMA

O programa foi planejado dentro do conceito interdisciplinar, ou seja, o conteúdo das disciplinas se relaciona para aprofundar o conhecimento específico com base na dinâmica estabelecida, tendo por objetivo o agrupamento dos diversos assuntos relacionados com o Setor de Energia.


COMPETÊNCIAS

Esse curso visa formar profissionais engajados em alavancar suas carreiras e que estão atentos ao potencial de oportunidades que as mudanças globais oferecem, notadamente no Setor de Energia.

Esses profissionais reunirão conhecimentos fundamentados nos principais elos do Setor de Energia e aprenderão a analisar problemas e propor soluções que atendam aos princípios econômicos, sociais e ambientais.


METODOLOGIA

• Aulas presenciais de conteúdo técnico e gerencial.
• Material didático para nivelamento inicial, que inclui arquivos digitais e textos para pré-leitura.
• Serão utilizados vídeos de treinamento, dinâmicas de grupo, estudos de casos, seminários, exercícios práticos e simulações.
• Também serão aplicadas técnicas de orientação científica para o desenvolvimento do TCC.


CARGA HORÁRIA

400 horas


INVESTIMENTO

25 parcelas de R$ 1.120,00


LOCAL DAS AULAS

IPT: Av. Professor Almeida Prado, 532 - Prédio 56 - Cidade Universitária - Butantã - São Paulo/SP.


PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo será constituído das seguintes etapas:
• Preenchimento da Ficha de Inscrição
• Entrevista com o candidato


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CLIQUE AQUI


CORPO DOCENTE

Ademar Hakuo Ushima; MSc, Agnaldo de Souza Gonçalves, DSc; Alex Fedozzi Vallone, MSc; Ana Flávia Nogueira, PhD; Breno Wasserstein, Espec.; Cláudia dos Santos, Espec.; Cláudia Echevenguá Teixeira, DSc; Claudio Marcello P. Pereira, Espec.; Eduardo José Bernini, MSc; Elbia Silva Gannoum, DSc; Edna Baptista dos Santos Gubitoso, Espec.; Gerhard Ett, DSc; Gustavo Gonçalves Borges, MSc; Jorge Antonio Pedroso Junior, MSc; Leonardo Caio, MSc; Marcelo Nakagawa, DSc; Mayla Matsuzaki Fukushima, DSc; Nivaldo Silveira Simões, Espec.; Oswaldo Sanchez Júnior, DSc; Paulo Brito Moreira de Azevedo, Espec.; Regina Célia de Fátima Fernandes Borelli, Espec.; Ricardo Luis Gedra, MSc; Roberto Castro, DSc; Ronaldo Andreos, MSc; Symone Christine de Santana Araújo, DSc; Yara C. Mussolin, Espec.; Yuri Basile Tukoff Guimarães, MSc; Zilmar José de Souza, PhD.


INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

Andréa Valero – e-mail: cursos@ipt.br – fone: (11) 3767-4226

O IPT se reserva o direito de adiar ou cancelar o Curso em função de limite de vagas e número mínimo de alunos por turma.


 
Cursos de Especialização e curta duração